Balanço das ações da Acit é positivo, segundo a presidente Anaide

0 35

O ano de 2022 entra na reta final e o JORNAL DO OESTE realiza uma série de balanço com as principais lideranças do município de Toledo. Na última sexta-feira (23), o editor do JO Márcio Pimentel conversou com a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Anaide Inês Holsbach de Araújo. Confira.

JO: Qual o balanço do trabalho da Acit no município neste ano?

Anaide: O ano de 2022 foi intenso. Eu assumi no final de março e logo aconteceu a Inovameat, uma feira surpreendente e já estava organizada pelo presidente anterior da Acit Claudenir Machado. Esse foi o meu primeiro ato enquanto presidente da Associação. 2022 foi um ano eleitoral, dos 55 anos da Acit e dos 70 anos de Toledo. Uma série de ações marcou este ano. Não imaginava que tantas ações serão promovidas, porque cria-se uma expectativa ao assumir a presidência de uma Associação Comercial semelhante a Acit. É fato que nada te prepara para o que vai acontecer e o aprendizado está sendo interessante. Nós participamos da vida institucional de Toledo e, neste ano, que aconteceram as eleições presidenciais para presidente e deputados, a diretoria da Associação foi muita demandada. Foi um ano de extremos e as pessoas estão exaltadas com as eleições. Um ano de protestos e manifestações, mas também um ano em que fizemos várias ações para o nosso associado. Conseguimos ampliar o número de associados para 4.405 e temos uma boa representatividade. Isso traz uma responsabilidade para quem está como presidente, mas é uma boa responsabilidade.

JO: Sobre as eleições, a Acit realizou a campanha ‘ToledoprecisadeDeputados – em 2022 compareça às urnas e não desperdice seu voto’ e encontros com os candidatos. Qual é a avaliação da entidade?

Anaide: Existe uma expectativa que tudo pode ser melhor. A nossa campanha teve um norte diferente, pois trabalhamos muito mais que Toledo precisa de deputados e não exatamente que fosse eleito um candidato do município. É melhor que seja da cidade, porque é mais fácil quando mora em Toledo. A relação se torna mais próxima. Mas a campanha teve o sentido que a população votasse em candidatos, os quais assumissem compromissos com a cidade. Neste sentido, voltamos a ter um deputado federal e temos a expectativa de ter o segundo deputado federal. Com relação a deputado estadual ainda teve muita distribuição de voto. Mas, o resultado da campanha será conquistado a longo prazo e continuaremos promovendo esse tipo de campanha, por que a nossa intenção é conscientizar o eleitor da importância do voto. Sobre as entrevistas com os candidatos, elas foram crescendo conforme aconteciam. As pessoas assistiam e tiravam as suas conclusões. A campanha é no sentido de informar e entendemos que atingimos os nossos objetivos.

JO: Enquanto presidente da Acit, os objetivos foram atingidos nos primeiros meses? O ano de 2022 é considerado satisfatório?

Anaide: Desde a minha posse, comento com os associados para que apresentem as necessidades. Além disso, uma série de ações já estava preparada para este ano. O PIG Data é um evento que considero importante para Toledo, pois chamamos a atenção para essa nova matriz de desenvolvimento econômico: a tecnologia. Venho do universo da tecnologia e fica mais fácil, mas é algo que é nítido que Toledo tem um crescimento grande nesta área e devemos aproveitar o potencial dos cursos cada universidade na cidade e do Biopark. Essa foi uma ação que realizamos com o diretor de Inovação desde o início da gestão. O nosso associado precisa prestar mais atenção no uso da tecnologia para o seu negócio. A tecnologia precisa ser uma ferramenta de transformação do negócio do nosso associado. Uma série de encontros em nosso espaço foi promovida, com informações sobre tecnologia. O principal objetivo da Acit é levar o associado a um patamar de profissionalização maior e estou satisfeita. Conseguimos um número de associados participando de nossas atividades. Além disso, a questão lúdica dos 55 Anos da Acit foi um pedido meu, pois queria compartilhar a comemoração com os associados e trouxemos o show da Família Lima gratuita. Foi um show sensacional e superou a minha expectativa. O feedback foi positivo sobre o que esperávamos e o que foi assistido.

JO: Em 2023, a campanha de prêmios deve se manter perene?

Anaide: Os associados devem perceber a Acit como uma parceria. A campanha “Um ano inteiro de prêmios – 55 anos, 55 prêmios Acit” não tem igual no Estado e uma nova campanha precisa ser discutida com toda a diretoria. O Fundo do Comércio da Acit mantém essa ação. Com isso, o nosso associado tem uma concorrência maior. Que o comércio seja lembrado e utilizado pelo consumidor. A intenção da Acit é fomentar esse tipo de campanha. Para o próximo ano, utilizaremos recursos da Lei Roaunet por meio da Prati-Donaduzzi. Desejamos que a campanha cresça a cada ano assim como o Natal em Toledo. Que o Natal passe a ser uma referência regional, estadual e quem sabe nacional. Tudo é um plano de crescimento.

JO: Recentemente houve uma mudança na nomeação de algumas diretorias, que passaram a ser vice-presidências. A mudança é somente de nome ou teve alteração na função?

Anaide: A mudança aconteceu no final da gestão anterior e o objetivo é dar mais agilidade. Existem algumas diretorias que passaram a ser vice-presidências. Ao todos são quatro e elas estão mais em contato com o nosso associado e com o nosso perfil da entidade. São elas: produtos e serviços, comércio, institucional e de indústria, as quais são a razão de existir da Associação. Criamos um Comitê de Gestão para que algumas decisões sejam mais rápidas, o que facilitou a gestão em 2022 e deu mais agilidade ao trabalho da diretoria, lembrando que os seus membros são voluntários. Não é possível contar com a disponibilidade de todos em determinado momento. No próximo ano, o tesoureiro será diretor financeiro.

JO: Quais são as principais ações da Acit para 2023?

Anaide: Nós estamos estudando para fazer mais um ajuste na composição da diretoria. Percebemos que precisamos de mais pessoas trabalhando neste cenário de cooperativismo, associativismo e como voluntário. Nós pretendemos aumentar a composição da diretoria para que possamos eventualmente fazer um trabalho mais escalado. Somos empresários; temos as nossas atividades e nem sempre conseguimos estar presentes. Exemplo: a situação de treinamento e feira. São diversas atividades para deixar somente em uma vice-presidência. Pretendemos ampliar o número de conselheiros e diretores para distribuir melhor as atividades. Queremos construir um planejamento estratégico de algumas diretorias, como a do Agronegócio. Não é exatamente o papel da Acit, porém temos várias agroindústrias; neste sentido precisamos construir um planejamento estratégico mais elaborado. Precisamos dar mais atenção para essa atividade. Em 2023, o Conexão Empresarial conquista 15 anos e essa ação é uma marca forte da Acit. Estamos preparando essa atividade da Associação e buscando parceiros e palestrantes de renome. No próximo ano, faremos uma edição diferente e valorizaremos os parceiros.

Da Redação

Deixe um comentário