Banco de Sangue de Toledo passa a atender na nova sede

44

A Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Toledo (Banco de Sangue) – abre as portas da nova estrutura. Hoje (28), os serviços de coleta são retomados em um espaço amplo e arejado com mais comodidade para os doadores e equipe de trabalho.

A nova Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Toledo é uma estrutura com 863 metros quadrados com investimentos de aproximadamente R$ 2,2 milhões por meio da Secretaria de Estado da Saúde. O prédio está localizado ao lado do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) e vai oferecer maior espaço e conforto aos usuários do serviço.

Ontem (27), não teve atendimento ao público, pois a equipe ainda estava concluindo a etapa de mudança. Apesar dos serviços serem retomadas, a inauguração oficial do local será na semana do dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional do Doador de Sangue

“É muito boa a expectativa para os trabalhos na nova sede”, destaca o diretor da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli. “Temos mais espaço, mais conforto aos usuários e colaboradores. Esperamos continuar com nossos fiéis doadores e buscar um público novo”, declara.

ATENDIMENTOS – Locatelli comenta que não haverá mudança nos horários e dias para doar sangue. Os atendimentos continuam de segunda a sexta das 7h30 às 10 horas e das 13 horas às 15 horas. Somente nas segunda que o atendimento aos doadores é realizado no período da tarde.

A população pode fazer contato através dos telefones (45) 3379 1993 (UCT) e (45) 3379 6900 (20ª Regional de Saúde). A Unidade também dispõe das linhas exclusivas para uso dos hospitais em contato direto com o laboratório pelos telefones: (45) 3379-5979 e (45) 99912-8699. Na terça-feira (27), as linhas receberam os últimos ajustes para entrarem em funcionamento.

DOAÇÃO QUE SALVA – Com uma doação é possível salvar até três vidas, devido o fracionamento do sangue. Após ele ser coletado precisa ser processado e fracionado em hemocomponentes. Assim uma doação resulta a produção de três tipos de hemocomponentes: plasma fresco, plaquetas e hemácias. Não se transfunde o sangue total. Esse fracionamento otimiza o uso do sangue, pois o paciente só irá receber o componente que ele realmente precisa e isso garante uma melhor estabilidade na questão de estocagem.

QUEM PODE DOAR – Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (a novidade é que adolescentes entre 16 e 17 não precisam mais estar acompanhados dos pais ou responsável, basta ter uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando. Acima de 60 anos só se já for doador); ter peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano. Já as mulheres, a cada 90 dias e até três vezes em um ano.

IMPLANTAÇÃO

A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo entrou em funcionamento na data de 5 de outubro de 1997. Entretanto, iniciou as coletas de sangue somente no mês de janeiro do ano seguinte. Na época, o Banco de Sangue era administrado pela Prefeitura em parceira com a Secretaria estadual da Saúde (Sesa). A partir de agosto de 2005, a Unidade passou a ser gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) em parceria com a Sesa. O Banco de Sangue de Toledo, além das doações, também realiza o cadastro de candidatos à doação de medula óssea. As bolsas são distribuídas nos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde, entre as unidades de saúde conveniadas (hospitais e clínicas).

Da Redação

TOLEDO