Banco de Sangue de Toledo precisa de doadores

179

Faz um mês que a Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (UCT – Banco de Sangue) começou a normalizar os atendimentos de coleta. O retorno de um médico que estava de férias permitiu, novamente, ampliar os serviços. Contudo, o estoque de bolsas está baixo.

“Atualmente estamos com médico nas terças, quintas e sextas. O médico das terças e sextas é fixo, já o profissional que atende nas quintas é em uma condição provisória”, comenta a assistente social do Banco de Sangue de Toledo, Melânia Aparecida Agustinha Marin, ao reforçar que esse reforço é muito importante para os trabalhos do Banco de Sangue.

No final de 2020 a médica bolsista saiu para assumir a vaga de um concurso e, o médico do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) que estava no Banco de Sangue precisou tirar férias em fevereiro, pois já tinha dois períodos vencidos. Para suprir essa falta, a 20ª RS conseguiu um profissional do Ciscopar para atuar em um dia da semana, somente nas quintas-feiras.

Durante o ano passado, diante das restrições da Covid-19, o Banco precisou se reorganizar para atender a demanda dos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde.  A doação acontece de forma segura, não havendo riscos para quem doa. Para receber os doadores, o Banco de Sangue de Toledo tem seguido todos os protocolos das autoridades em saúde para evitar a proliferação da Covid-19. Além disso, a Unidade também montou uma estratégia para captar mais doadores. As medidas continuam sendo seguidas; as coletas acontecem apenas com agendamento prévio feito via o contato telefônico.

ESTOQUE DE BOLSAS – Os atendimentos das coletas feitos três vezes na semana – retomados no início de março – já contribuíram com o estoque de bolsas. Melânia destaca que os doadores têm contribuído. “Eles tiveram boa adesão, atendem nossos chamadas e, quando precisa, até ligamos para eles virem até a Unidade”, declara.

Os interessados em doar devem ligar no (45) 3378-3752 para obter mais informações e agendar um horário. Para dar segurança aos doadores e toda a equipe, evitando aglomerações, os trabalhos de coleta acontecem apenas com horário agendado.

Com uma doação é possível salvar até três vidas, devido o fracionamento do sangue. Após ele ser coletado precisa ser processado e fracionado em hemocomponentes. Assim uma doação resulta a produção de três tipos de hemocomponentes: plasma fresco, plaquetas e hemácias. Não se transfunde o sangue total. Esse fracionamento otimiza o uso do sangue, pois o paciente só irá receber o componente que ele realmente precisa e isso garante uma melhor estabilidade na questão de estocagem.

PARA DOAR – Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (a novidade é que adolescentes entre 16 e 17 não precisam mais estar acompanhados dos pais ou responsável, basta ter uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando. Acima de 60 anos só se já for doador); ter peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano. Já as mulheres, a cada 90 dias e até três vezes em um ano.

Da Redação

TOLEDO