Banco de Sangue de Toledo volta a fazer coletas de segunda a sexta

3

A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (UCT – Banco de Sangue) volta a prestar os serviços de coleta de segunda a sexta. Desde o final do ano passado, a UCT estava com falta de profissional e isso impedia que os atendimentos de coleta de sangue fossem diários.

“O médico que estava em teletrabalho voltou as atividades”, comenta o chefe da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli. “Dessa forma, as coletas voltam a acontecer todos os dias, exceto nas segundas de manhã. O restante será normal”, esclarece ao acrescentar que os trabalhos de coleta acontecem de segunda a sexta das 7h30 às 10 horas e das 13 horas às 15 horas.

Locatelli pontua que é importante que os doadores agendem o horário para doar. “O Estado está um pouco deficitário no estoque, por isso, é importante que a população comparece ao Banco de Sangue”, declara.

Durante o ano passado, diante das restrições da Covid-19, o Banco precisou se reorganizar para atender a demanda dos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde.  A doação acontece de forma segura, não havendo riscos para quem doa. Para receber os doadores, o Banco de Sangue de Toledo tem seguido todos os protocolos das autoridades em saúde para evitar a proliferação da Covid-19. Além disso, a Unidade também montou uma estratégia para captar mais doadores. As medidas continuam sendo seguidas; as coletas acontecem apenas com agendamento prévio feito via o contato telefônico. O agendamento deve ser feito pelos telefones (45) 3379-1993 ou (45) 3379-3752.

SETOR DE COLETA – O Banco de Sangue, desde fevereiro, estava fazendo as coletas somente nas quintas e contava apenas com um médico no setor de coleta. Desde o início da pandemia o médico da Unidade estava afastado. Para substituir o profissional, o Banco de Sangue passou a contar com um médico do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) nas terças e sextas e uma médica do programa de bolsistas para atender todos os dias da semana.

No final do ano passado, a médica bolsista saiu para assumir a vaga de um concurso e o médico do Ciscopar que estava na UCT precisou tirar férias em fevereiro, pois já tinha dois períodos vencidos. Para suprir essa falta, a 20ª RS conseguiu um profissional do Ciscopar para atuar em um dia da semana, somente nas quintas.

ESTOQUE DE BOLSAS – Junho é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil e um dos motivos para o Ministério da Saúde realizar a Campanha Junho Vermelho. Neste período, ocorre o aumento de casos de infecções respiratórias por conta da queda das temperaturas e muitos doadores assíduos adiam a ida ao Banco de Sangue o que compromete os estoques.

Em um cenário de pandemia, a situação é mais agravante, por isso, é importante que os doadores comparecem a UCT. “Os estoque estão sempre baixos. Mas não está faltando alguma tipagem específica”, esclarece a assistente social do Banco de Sangue de Toledo, Melânia Aparecida Agustinha Marin. “É importante contarmos com todos os tipos no estoque. Quem pode doar deve se sensibilizar e fazer o agendamento via telefone”.

PARA DOAR – Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (a novidade é que adolescentes entre 16 e 17 não precisam mais estar acompanhados dos pais ou responsável, basta ter uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando. Acima de 60 anos só se já for doador); ter peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano. Já as mulheres, a cada 90 dias e até três vezes em um ano.

HISTÓRICO

A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo entrou em funcionamento na data de 5 de outubro de 1997. Entretanto, iniciou as coletas de sangue somente no mês de janeiro do ano seguinte. Na época, o Banco de Sangue era administrado pela Prefeitura em parceira com a Secretaria estadual da Saúde (Sesa). A partir de agosto de 2005, a Unidade passou a ser gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) em parceria com a SESA. O Banco de Sangue de Toledo, além das doações, também realiza o cadastro de candidatos à doação de medula óssea. As bolsas são distribuídas nos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde, entre as unidades de saúde conveniadas (hospitais e clínicas).

Da Redação

TOLEDO