Bandeira laranja: contágio do novo coronavírus está em risco moderado em Toledo

O município de Toledo entrou em alerta laranja devido a pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-COV-2 (Covid-19), segundo a matriz de risco criada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O nível de risco é considerado moderado.
A Matriz de Risco apontou que na última semana devido ao aumento de casos, ao aumento da taxa de positividade dos exames RT-PCR e a maior quantidade de óbitos devido a Síndrome Respiratória Aguda Grave houve a necessidade de troca da bandeira.

CASOS – A Secretaria de Saúde esclarece que há 439 casos em análise e 57 pessoas recuperaram-se da doença na quarta-feira (17). O Boletim Epidemiológico informa ainda que teve a confirmação de 60 novos casos da Covid-19, em Toledo. Do total, 44 casos foram registrados no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que 36 foram confirmados através de exames de RT-PCR (nove femininos e 17 masculinos) e oito através de Testes Rápidos (três femininos e cinco masculinos).
No setor de Saúde Privada e Suplementar são 26 os novos casos, sendo que dois deles foram identificados através de exames de RT-PCR (um feminino e um masculino) e 24 deles identificados através de Testes Rápidos (dez femininos e 14 masculinos).

DADOS – Outro dado informado no Boletim está relacionado ao número de óbitos; Toledo totaliza 130. Na quarta-feira, a Secretaria de Saúde confirmou o óbito de uma mulher, 59 anos, com exame de RT-PCR positivo para a Covid-19. Ela foi internada em 8 de fevereiro e foi transferida para leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia 9. A paciente faleceu na noite do último sábado (13).
O Boletim ainda aponta que 47 moradores de Toledo estavam internados em hospitais da região, sendo 28 em leitos de enfermaria e 19 em leitos de UTI. Na quarta-feira, 937 pacientes do município estavam ativos com a doença.

ATENDIMENTO – Quem apresentar sintomas de gripe deve ligar para o telecorona. O telefone é (45) 3055-8872. Atendimento de segunda a sexta das 8 horas às 18 horas ou vá ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) – Mini-hospital, que está aberto 24h, localizado na Rua Dr. Ciro Fernandes do Lago, 315 – Vila Pioneiro.
Há também dois novos pontos de atendimento: UBS Cosmos e UBS Panorama. Na unidade do Panorama o funcionamento acontece das 7 horas às 19 horas de segunda à sexta-feira. Já na unidade do Cosmos, o atendimento acontece das 7 horas às 19 horas, inclusive nos finais de semana.

Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria