Belos espetáculos marcam celebração do 22º aniversário do Teatro Municipal

10

O aniversário de 22 anos do Teatro Municipal foi celebrado na última sexta-feira (26), mas a data foi comemorada com eventos de diversas expressões artísticas entre segunda-feira e sábado (22 a 27) da semana passada. O principal palco da cultura toledana recebeu belíssimos espetáculos circenses, musicais, teatrais e de dança que envolveram públicos de diversas faixas etárias.

Para as crianças, houve, no primeiro dia de atividades, duas sessões do Circo da Magia e apresentação, na quarta-feira (24), da peça “Um mundo debaixo do meu chapéu”, inspirada na obra de Charles Chaplin, com a Companhia do Abração, de Curitiba. 

O grupo também foi, no dia seguinte, responsável pela encenação de “Pelas mãos de Maria ou as vozes de Simone”, espetáculo com conteúdo reflexivo sobre o papel das mulheres na ditadura militar no Brasil voltada ao público adulto. Esta faixa etária também foi contemplada com o recital de alunos na Casa da Cultura, na segunda-feira; o Encontro de Corais, na terça-feira; a peça “Amores de Machado de Assis”, com o grupo Letras Cênicas, de Ponta Grossa, na sexta-feira; e o Sarau de Dança, que contou com a presença de dez grupos de Toledo e região.

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, celebra os bons resultados da semana de aniversário do Teatro Municipal e, sobretudo, a retomada gradual de eventos culturais presenciais em Toledo. “Estamos vivendo um momento de quase pós-pandemia e percebemos que a população quer muito participar destas atividades, mas ainda há muitas pessoas que ainda sentem receio de ir a um local com muitas pessoas. Dessa forma, elaboramos uma programação diversificada, para que cada um escolhesse a atração que mais lhe agradasse e a adesão do público foi muito boa e isso emocionou nossa equipe e os artistas convidados, pois alguns estavam sem se apresentar para um auditório com centenas de pessoas há vários meses”, relata. “Vivemos momentos em que o talento dos artistas daqui e de fora ganhou visibilidade e que contribuem significativamente para a construção de uma política pública de formação de plateia, a qual se torna possível à medida que os riscos sanitários da Covid-19 estão diminuindo, embora ainda seja necessário o uso de máscara em ambientes fechados”, observa.

Caixa Cênica

Longe dos aplausos do público, outra atração marcou positivamente a semana do aniversário de 22 anos do Teatro Municipal. Na quinta-feira (25), o espaço cultural recebeu a visita da equipe técnica da Fundação Nacional de Artes (Funarte), que  conheceu as dependências do espaço cultural com o objetivo de avaliar a estrutura e a viabilidade do Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC), órgão vinculado à fundação, elaborar projeto para a construção da caixa cênica com urdimentos, acústica, varas de iluminação e troca mecanizada de cenários no Teatro Municipal.

Na ocasião, ficou definido que Toledo será o piloto de uma política pública que consiste na contratação de um profissional que vai elaborar os projetos executivo e arquitetônico desta obra e de outras semelhantes que serão entregues às prefeituras, que ficarão responsáveis pela captação de recursos. “Trata-se de um grande presente que o Teatro Municipal recebeu na semana do aniversário de 22 anos. Os técnicos da Funarte se comprometeram a entregar estes projetos até o primeiro semestre do ano que vem e, com isso nas mãos, poderemos planejar cada etapa em busca da realização deste sonho antigo da comunidade. Com uma caixa cênica, nosso teatro tem tudo para entrar no roteiro de grandes espetáculos nacionais e internacionais”, destaca Rosselane.

Da Prefeitura de Toledo-PR