Biblioteca Pública lança projeto “Leitura ao Pé do Ouvido”

0 4

Está previsto para este mês o lançamento do “Leitura ao Pé do Ouvido”, podcast que facilitará o acesso de pessoas com deficiência (PCD) visual aos grandes clássicos da literatura brasileira e mundial. A iniciativa resulta de projeto de extensão “Literaturas e leituras: caminhos e perspectivas para a formação leitora” firmado pela Secretaria da Cultura junto ao colegiado do curso de graduação em Letras do câmpus Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e ao Centro de Educação, Comunicação e Artes – Unioeste/Cascavel. 

A secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, explica que as ações do projeto começaram a ser desenvolvidas no fim do ano passado com as lives Diálogos Literários, com o objetivo de debater obras literárias. “Neste ano vamos começar a veicular o Leitura ao Pé do Ouvido e também uma série de outras ações contempladas dentro do projeto.

Segundo Rosselane Giordani, esta ação faz parte do fortalecimento das políticas públicas das bibliotecas de Toledo que estão sendo implantadas nos espaços. A secretária detalha ainda que as gravações, com locuções de fragmentos ou capítulos de importantes obras, começaram na primeira quinzena de abril. Assim que for lançado, a periodicidade dos episódios do podcast será semanal. 

Rosselane explica que o “Leitura ao Pé do Ouvido” tem como objetivo divulgar obras literárias, mas também ampliar o alcance das nossas ações de promoção do acesso à leitura. “Por meio de obras literárias é possível formar leitores críticos a partir da imersão artístico-cultural que este hábito propicia, o qual permite uma melhor compreensão e interpretação da linguagem literária. Isto sem falar no diálogo e na troca de saberes entre universidade e comunidade, de modo a contribuir para a construção de uma sociedade com cidadãos mais autônomos”, destaca a secretária da Cultura. Rosselane salienta ainda que os podcast democratizam o acesso às obras literárias e permitem que mais pessoas, inclusive com deficiência, também possam ter acesso aos conteúdos.

Projeto de extensão – Segundo a secretária da Cultura, o escopo do projeto de extensão “Literaturas e leituras: caminhos e perspectivas para a formação leitora”, tem como finalidade levar o texto literário à comunidade em toledana e promover o acesso e fomento às ações que objetivem a formação leitora, dos mais diversos públicos atendidos pela Biblioteca Pública Municipal de Toledo. Para tanto, serão realizadas ações de práticas de leituras, debates que contemplem os mais diversos gêneros literários, enfatizando a leitura e debate de obras da literatura brasileira clássica e contemporânea, da literatura universal, infanto-juvenil, africana e da escrita de autoria feminina, como também aquelas não incorporadas pelo cânone literário, mas que dialoguem com os mais diversos grupos e saberes literários. “O incentivo à leitura e a formação leitora literária que se inicia muitas vezes nos espaços escolares nos processos de letramento e seus desdobramentos promovem as primeiras experiências leitoras das crianças. Entretanto, ainda estamos longe de cumprir o papel social de incentivo ao hábito da leitura de maneira que haja uma participação ativa da sociedade em frequentar bibliotecas públicas e aumentar os nossos índices de leitores a ponto de superarmos desafios como, por exemplo, o analfabetismo funcional. O objetivo deste projeto é, portanto, promover ações que venham ao encontro de práticas de formação de leitores e a participação das bibliotecas nesse processo. É justamente no encalço dessa defasagem que se assenta o presente projeto, que busca formatar um espaço de caráter educativo, social e cultural com objetivo de impulsionar a prática da leitura literária na biblioteca pública municipal de Toledo e, por decorrência, contribuir para a formação de leitores”, destaca.

Dentre as atividades previstas no projeto estão: Leitura ao pé do ouvido – podcast de fragmentos de obras literárias, rodas de leituras e bate-papo sobre obras, oficinas, dicas literárias, além de eventos na biblioteca contemplando contação de histórias, clubes de leitura, além da realização da primeira Festa Literária de Toledo.

Da Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário