Bispo D. João Carlos enfatiza a celebração do Natal de Jesus Cristo

6

Com a proximidade do Natal, a semana está agitada no comércio. A população está aproveitando o horário estendido e está indo às compras de presentes ou para os preparativos da ceia. Além de organizar esses dois momentos, o bispo de Toledo, D. João Carlos Seneme, orienta aos católicos a necessidade da preparação interior para o nascimento de Jesus Cristo.

“Essa semana é intensa. São as compras de presentes ou o preparo da ceia, mas a importante de tudo isso é achar um tempo para que no silêncio de nossa casa e com as nossas famílias pudéssemos retomar a palavra de Deus e perceber que tudo isso é bom, mas não podemos deixar de prestar a atenção naquilo que é essencial: a celebração do Natal de Jesus Cristo”.

CELEBRAR – O bispo D. João Carlos explica que por meio da encarnação de Jesus, no Natal, cada cristão poderá ser salvo. “Então esse é um período em que em silêncio, cada pessoa deve voltar em si mesmo. Esse momento é importante para celebrar com o menino Jesus em casa”, afirma o bispo ao complementar que “cada pessoa deve manter um momento de encontro com o seu interior e possa prestar a atenção naquilo que é essencial: a chegada de Jesus no meio de nós”.

SIMPLICIDADE – O Natal traz o ensinamento que a vida pode ser mais simples. D. João Carlos comenta que o nascimento de Jesus Cristo acontece em meio a uma simplicidade. “Ele nasce em uma manjedoura, com os pastores e os seus pais. Nós podemos aprender a conviver com o que é essencial: a luz que brilha naquele momento. Precisamos aprender a lidar com aquilo que é mais simples. Na humildade, na pobreza, com aquilo que o menino Jesus quer nos ensina. É olharmos para o essencial é perceber a beleza de Deus, que quer nascer em qualquer modo”.

RETORNO – Além do encontro interior, de buscar a simplicidade, o Natal de 2021 também está sendo marcado com o retorno dos fiéis aos templos para rezar. Para o bispo, D. João Carlos, é uma alegria observar as Igrejas mais cheias. “As pessoas estão vindo para as celebrações e esperamos que o Natal seja um momento de ação de graças para poder agradecer a Deus por estarmos vivos. Recordar com carinho as pessoas que nos deixaram e estão juntas de Deus”.

Ele salienta que existe a necessidade de manter os cuidados preventivos para evitar a proliferação do vírus da Covid-19. “Não vamos abandonar as nossas máscaras, manter o distanciamento, usar o álcool em gel para nos proteger, porque o vírus ainda está em nosso meio. Agora já podemos conviver com ele e sabemos o cuidado que devemos ter para celebrar a festa da família”.

D. João Carlos cita o ditado da Itália, o qual afirma que ‘Natal deve ser celebrado com os seus’. “Natal é a vida da família. Que possamos viver essa experiência do Natal com alegria no Nascimento de Jesus e perceber que Deus está conosco”.

Para o dia 24 de dezembro, nesta sexta-feira, as 31 Paróquias e suas capelas em 19 cidades da região estão organizadas com seus horários tradicionais para a celebração da Vigília do Natal. Em Toledo, a Vigília de Natal, na Catedral Cristo Rei, acontece às 19 horas. “Contamos com a participação de todos. Que as Igrejas sejam espaços para renovar a fé. Vamos todos com as suas famílias e amigos celebrar o Natal do Senhor”, finaliza o bispo.

Da Redação

TOLEDO