‘Calorão’ aumenta venda de ar-condicionado em Toledo

150

As condições climáticas dos últimos meses elevaram as temperaturas e para amenizar a sensação térmica, os consumidores de Toledo investem cada vez mais na compra de aparelhos de ar-condicionado ou na manutenção destes equipamentos. Esse aumento até anima as empresas do setor, porém os custos de produção também elevaram e, por isso, encarece o aparelho ao sair da fábrica.

Em um comércio deste setor, em Toledo, o aumento da venda é de em média 70% desde o mês de novembro e tem se intensificado em dezembro. Um dos modelos que tem sido a preferência do público é o ar-condicionado inverter, o qual tem um funcionamento diferente, conforme a auxiliar administrativo e de vendas, Dielen Primmaz. Ela esclarece que ao comparar esse modelo com o convencional é possível observar que o inverter apresenta uma redução de gasto de energia de 40 a 60%. “O investimento pode até ser maior, no entanto, pelo custo x benefício, é um equipamento que se paga em determinado prazo”.

LIMPEZA – Além da procura para a compra do ar-condicionado, o consumidor também tem buscado pelo serviço de higienização. “Realizar a limpeza do ar-condicionado é essencial para evitar o acúmulo de sujeira, fungos, ácaros ou bactérias”, comenta Dielen. Os microrganismos e as impurezas podem desencadear reações alérgicas e doenças. “Algumas pessoas nos relatam que o aparelho passou por limpeza há um ano e que nem estaria tão sujo. Mas, quando o técnico presta o atendimento é possível observar a necessidade desse serviço”.

A profissional ainda explica que além dos problemas associados à saúde das pessoas, a falta de limpeza prejudica o funcionamento do aparelho – que perde sua capacidade de refrigeração e aumenta o nível de ruídos emitidos e o consumo de energia elétrica. “O ar-condicionado tende a não gelar o suficiente. Esse é um dos motivos das pessoas buscarem por nosso atendimento. No entanto, a procura está alta e estamos agendando limpeza ou manutenção somente para o próximo ano”, destaca Dielen.

Ela recorda que a equipe tem o hábito de manter o contato com os seus clientes ainda no inverno. “Nós ligamos e sugerimos que a limpeza já seja realizada, como uma forma para se preparar para o verão. Contudo, nem sempre as respostas são afirmativas e a consequência é a correria nos dias mais quentes”.

Além da higienização do ar-condicionado, assim como a troca periódica dos filtros de ar, faz parte dos cuidados preventivos e considerados essenciais pela legislação que torna obrigatória a manutenção do ar-condicionado em prédios públicos e privados coletivos (comerciais).

PANDEMIA – É fato comprovado que a pandemia atingiu a economia e com este setor não foi diferente. De acordo com Dielen, antes da pandemia, a empresa trabalhava com equipamento a pronta entrega. “Atualmente, devido ao aumento das taxas, o comércio optou pela comercialização por pedido e essa alternativa tem sido aceita pela sociedade”.

Ela menciona que o ar-condicionado deixou de ser um ‘aparelho de luxo’ e se tornou um equipamento essencial para as famílias. Dielen orienta que cada consumidor faça o uso consciente deste equipamento. “Não o programar para ser desligado em algum momento de madrugada pode resultar no aumento da conta da energia elétrica. A culpa não é do equipamento, e sim, da necessidade do consumidor se planejar. Algumas pessoas reclamam conosco do aumento da conta. Porém, quando mais ele for usado, maior será a conta”.

Da Redação

TOLEDO