Campanha de vacinação continua em Toledo

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal de crianças com idade a partir de um ano até um dia antes de completarem cinco anos, foi realizada a segunda intensificação da campanha com o Dia D de vacinação contra a poliomielite além da multivacinação. A ação ocorreu no último sábado (7), nas unidades de saúde da sede e do interior.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Cleunice Sarturi a procura nas unidades de saúde foi baixa. No sábado foram realizadas 487 doses, sendo que 290 foram da campanha de multivacinação e 197 doses da vacina contra a pólio.

“Com isso, o município atingiu a marca de 84,7% de crianças imunizadas, um total de 5.680 da meta de imunizar 6.704 crianças com idade entre 1 e 4 anos. O Município priorizou mais uma etapa da Campanha de Vacinação para imunizar as crianças, mas a população ainda não deu a atenção específica e a ação do Dia D não atendeu as nossas expectativas”.

 

AÇÃO – A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa/PR) prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que se encerraria no dia 30 de outubro. A imunização continua no Paraná até que cobertura vacinal atinja a meta estipulada de 95% ou os estoques da vacina cheguem ao fim.

“Cada frasco da vacina vem com 25 doses e a validade depois de aberto é de cinco dias. Por isso, é importante que as famílias compareçam logo nas unidade de saúde para vacinarem os filhos. Quando o abrimos os frascos, temos que usar todas as doses em cinco dias. O que não for usado neste prazo, acaba se perdendo”, esclarece.

A enfermeira comenta que o estoque de vacinação está em dia em todas as unidades de saúde. Somente a unidade do Cosmo enfrentou um problema de refrigeração, mas que será solucionado imediatamente. Já as famílias daquela localidade podem levar os filhos para se vacinarem em outros postos de saúde desde que estejam com a carteirinha.

“É imprescindível que as famílias fiquem atentas a vacinação dos filhos. A pólio é uma doença muito grave e a única proteção é a vacina, por isso pedimos que os pais levem seus filhos para uma unidade de saúde. Os profissionais irão avaliar quais doses que faltam no cartão de vacinação e atualiza-las”, conclui.

 

IMUNIZAÇÃO – Além de vacinas contra a pólio, as unidades de saúde também estão atualizando a carteira de vacinação de pessoas com até 15 anos de idade. Ao todo, 14 tipos de vacina – como a pentavalente, a tríplice viral e as contra sarampo, meningite meningocócica ou HPV – encontram-se disponíveis.

Em Toledo, 16 unidades de saúde estão aplicando doses da vacina contra a poliomielite, 12 na área urbana (São Francisco, Bressan, Europa, Concórdia, Porto Alegre, Maracanã, Industrial, Coopagro, Centro de Saúde, Paulista, Alto Panorama e Pancera) e quatro nos distritos (Vila Nova, Boa Vista, São Luiz e Novo Sobradinho).

Seguindo rígidos protocolos sanitários para prevenir a disseminação do novo coronavírus, com disponibilidade de álcool em gel na entrada, manutenção de distância mínima entre as pessoas e a exigência do uso da máscara, todos estes espaços receberam adequações para garantir a segurança de quem for buscar a vacina.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *