Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda

0 108

Da Redação

TOLEDO

O Município de Toledo se prepara para iniciar a campanha de vacinação contra a Influenza (Gripe) na próxima segunda-feira (25). As doses começaram a chegar na Secretaria da Saúde na última sexta-feira (22) e a expectativa é vacinar todas as pessoas dos grupos elencados pelo Ministério da Saúde.

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) deve se estender até 19 de abril com uma mobilização específica do Dia D na data de 13 de abril.

Inicialmente, a campanha de vacinação da Influenza atenderá os grupos prioritários que são as crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos.

Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso) e trabalhadores portuários.

Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

DOSES – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já recebeu 440 mil doses da vacina e que foram descentralizadas para todas as Regionais de Saúde. A enfermeira do Departamento de Epidemiologia de Toledo, Rosana Cerbarro, comenta que a expectativa do Município é receber, aproximadamente, 56 mil doses da vacina contra a gripe.

“Recebemos até a última sexta-feira (22) cerca de 10% desse total e a previsão é de chegar mais remessas conforme o andamento da campanha”.

Rosana reforça a necessidade dos grupos prioritários se vacinarem contra a gripe. “É importante essa imunização para não termos um surto de gripe. Já vivemos um cenário muito preocupante com a dengue e, por isso, precisamos cuidar da população”.

A enfermeira lembra que a vacina leva 15 dias para fazer efeito no organismo e causar proteção, por isso a orientação é que as pessoas busquem a vacina nesse primeiro momento. “O objetivo é imunizar a população o quanto antes, porque logo começa a esfriar e é no inverno que os casos de gripe aumentam”.

LOCAIS – As vacinas da campanha contra a Influenza estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (25) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da sede e do interior, dentro dos horários de atendimento de cada unidade.

“Nós pedimos que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários se atentem a essa campanha para ficar protegidos. Também levem os cartões de vacina, porque as equipes estão atualizando as demais vacinas que faltam”, conclui.

Deixe um comentário