Campanha de Vacinação contra a Influenza está com baixa adesão em Toledo

3

Vacinar é fundamental para garantir mais proteção e saúde. Em Toledo, infelizmente, a Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza – que iniciou no dia 12 deste mês – está com baixa adesão. Até esta quinta-feira (29), foi atingida aproximadamente 50% da meta do público alvo dessa fase (crianças, gestantes e puérperas) e 30% dos trabalhadores da área da saúde.

“Temos percebido que a adesão está menor, por isso, buscamos enfatizar e reforçar a importância de vacinar”, destaca a secretária de saúde, Gabriela Kucharski. “As doses dessa fase contemplam as crianças com idades entre seis meses e as menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mães de bebês nascidos há até 45 dias) e os profissionais da área da saúde”.

A secretária pontua que essa campanha não costuma ter adesão tão baixa, por isso, foi preciso intensificar a necessidade das pessoas procurarem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Estamos procurando entender o comportamento da população. Neste momento, tem uma série de dúvidas e temores, contudo, é importante receber a imunização contra a Influenza. Sabemos das condições de atendimentos hospitalares neste período, especialmente, da ocupação dos leitos de UTI, é fundamental quem é do grupo alvo dessa fase ir vacinar”, salienta.

DIA D – Uma ação pontual ocorreu no dia 17 para evitar aglomeração durante a semana nas UBSs. No próximo sábado (1º de maio), acontece mais um Dia D de vacinação. Os atendimentos acontecem das 8 horas às 17 horas sem fechar para horário de almoço.

A imunização acontece nas unidades do São Francisco, Alto Panorama, Maracanã, Europa, Centro, Porto Alegre, Industrial, Coopagro e Pancera. Essa dose protege contra os três tipos mais comuns e agressivos do Influenza que circulam no país: o ‘A’ (H1N1 e H3N2), o ‘B’ e os sazonais.

Segundo a secretária, é importante observar um intervalo de 15 dias entre a aplicação da vacina da Covid-19 e da Influenza. Para vacinar, a pessoa precisa levar o cartão de vacinação e um documento pessoal. “Por isso, que neste ano, a primeira fase da Campanha contra a Influenza não contemplou os idosos, pois eles no momento estão vacinando contra a Covid-19”, explica.

OUTRAS FASES – A próxima etapa da Campanha de Vacinação ocorrerá entre os dias 11 de maio e 8 de junho tendo como público-alvo idosos com mais de 60 anos e professores. Já a terceira etapa, entre 9 de junho e 9 de julho, abrangerá integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Da Redação

TOLEDO