Campeonato de xadrez colabora com a aprendizagem

36

A prática do xadrez é responsável pelo desenvolvimento de inúmeras habilidades, como memória, concentração, planejamento e tomada de decisão. De maneira geral, o xadrez é considerado um excelente suporte pedagógico para a criança ou o adolescente. São essas as capacidades que o professor de xadrez da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Toledo (Smel) Sérgio Heckert busca desenvolver em seus alunos.

Ele explica que as contribuições do xadrez são inúmeras. Cada jogada pode influenciar no processo de aprendizagem, desenvolvimento do raciocínio lógico, atitudes para a formação do cidadão, controle da ansiedade ou exercício da paciência. “Cada jogada se transforma em um imenso desafio”.

APRENDIZAGEM – De acordo com o professor, algumas pesquisas mostram que a parte de aula de xadrez com teoria e prática é considerada básica. Sérgio enfatiza que as competições proporcionam e colaboram com a aprendizagem às crianças, aos adolescentes ou propriamente o adulto.

Diante desta situação, o professor busca promover esses torneios. Neste domingo (18) acontece o Campeonato Municipal de Xadrez 2021. “Os alunos terão a oportunidade de jogar com crianças diferentes de seus convívios. São jogadas, maneiras de abrir e, de uma maneira diferente, ocorre a aprendizagem”.

Ele salienta que o fato novo, ou seja, o Campeonato auxiliar no processo de aprendizagem. “O torneio se torna um complemento das aulas realizadas durante a semana”.

INCENTIVO – Durante o ensino do xadrez, outro fator importante é a didática utilizada pelo professor. Sérgio afirma que na fase de iniciação, as crianças reconhecem o xadrez como um novo jogo e se a parte técnica for apresentada imediatamente poderá interferir no resultado desejado.

O professor menciona que tenta brincar, conversar e ganhar a confiança da criança. Gradativamente, ele repassa o conteúdo específico da modalidade. “Desta maneira acontece o processo de ensino do xadrez. E as crianças demonstram que estão atentas e seguem as orientações repassadas por mim”.

TORNEIO – O Campeonato Municipal acontece na Universidade Paranaense (Unipar), campus II, localizado, na avenida Santos Dumont. As inscrições iniciam às 7h30. Elas são realizadas nas categorias masculino e feminino (sub 8; sub 10; sub 12, sub 14 e adulto).

A competição inicia às 8 horas. O tempo de jogo será 15 minutos no analógico e dez minutos mais dois segundos para movimento digital. Os cincos primeiros colocados de cada categoria recebem medalhas. Mais informações com o professor Sérgio pelo número (45) 9-9993-9449.

Da Redação

TOLEDO