Casa da Cultura de Toledo define cronograma para matrículas de cursos

A Casa da Cultura de Toledo definiu a dinâmica de inscrições para os cursos gratuitos que o espaço disponibilizará ao público em 2021. As matrículas começam a ser realizadas a partir de 1º de março e, para evitar aglomerações, um cronograma foi montado pela Secretaria Municipal da Cultura em que cada dia será dedicado a uma atividade específica (confira programação no fim da matéria).

De acordo com a coordenadora de cursos da Secretaria de Cultura, Cristiane Cândido, serão seguidos os protocolos sanitários necessários à contenção do novo coronavírus (Resolução Sesa nº 632/2020). “Vamos realizar o procedimento ao ar livre, na Praça da Cultura, em frente à Casa da Cultura, e vamos disponibilizar álcool em gel e exigir o uso da máscara. Em razão da pandemia, que exige um número reduzido de alunos, muitos matriculados ficarão em fila de espera. É o caso, por exemplo, do curso de musicalização, destinado a crianças com idade entre 6 e 8 anos, mas que terão de esperar por algum tempo porque aulas presenciais estão permitidas somente para alunos com mais de 10 anos”, explica.

A entrega de senhas será por ordem de chegada e atenderemos das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Os interessados devem levar original e cópia de RG e CPF, e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone, por exemplo). “A respeito do curso de técnica vocal, é fundamental que o próprio aluno esteja presente no ato da matrícula para que a professora faça um teste vocal a fim de organizar melhor as turmas”, observa Cristiane.

Ao todo, são dez opções disponíveis nas áreas musical e cênica, uma inédita: o curso de acordeon. Confira abaixo o cronograma e a idade mínima para cada um deles:

01/03 – Segunda-feira – Violão – A partir de 10 anos

02/03 – Terça-feira – Guitarra – A partir de 10 anos

03/03 – Quarta-feira – Teclado – A partir de 9 anos

04/03 – Quinta-feira – Musicalização – De 6 a 8 anos

05/03 – Sexta-feira – Técnica vocal – Manhã: de 9 a 17 anos • Tarde: Acima de 18 anos

08/03 – Segunda-feira – Teatro – A partir de 13 anos

09/03 – Terça-feira – Flauta transversal – A partir de 14 anos

10/03 – Quarta-feira – Saxofone – A partir de 14 anos

11/03 – Quinta-feira – Técnica musical – A partir de 13 anos

12/03 – Acordeon (NOVO) – Acordeon – A partir de 14 anos

Para esclarecimento de dúvidas e fornecimento de informações, a Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza o telefone (45) 3378-4548 e as páginas da pasta no Facebook e Instagram

Outros cursos

A Secretaria Municipal de Cultura também está oferecendo cursos em outros espaços públicos. Professores da Casa da Cultura ministrarão no Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo (CEU das Artes) aulas de bateria e violão e as inscrições seguem abertas para alunos a partir dos 8 anos de idade até a próxima quarta-feira (24) – basta levar RG e comprovante de endereço ao local para efetuar a matrícula.

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família, aulas de acordeon serão ministradas aos alunos do projeto Florir Toledo. Já para a Secretaria da Juventude, foram viabilizados cursos de violão e teclado nos Centros de Juventude dos bairros Coopagro e Europa – neste caso, as inscrições estão abertas permanentemente para jovens com idade entre 12 e 29 anos, os quais devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência (se menor de 18 anos, é preciso também de RG e CPF dos pais ou responsáveis) e o início das aulas está previsto para março.

Da Prefeitura de Toledo-PR