Casa de Maria: 30 anos acolhendo e transformando vidas

0 133

Acolher. Acolher de forma que promova o desenvolvimento. Acolher para construir uma sociedade fraterna e cidadã. Acolher de maneira que venha a fortalecer as convicções ético-humanas que norteiam as ações. Esse acolher é a base da missão da Casa de Maria. São 30 anos de acolhimento em Toledo.

Essa entidade que presta assistência à criança e ao adolescente é beneficente e afiliada ao Centro Assistencial da Diocese de Toledo. Tudo começou no dia 21 de maio de 1992 pela comunidade católica da Catedral Cristo Rei. Na época, as pessoas notaram a presença constante de meninas nas ruas e nas praças públicas da cidade. Essas pessoas não fecharam os olhos, elas enxergaram essas crianças e tiveram a certeza de que era preciso acolher.

No início, o ato de acolher começou de forma singela com o atendimento de 30 crianças. A missão começou em uma pequena casa, localizada no Centro da cidade. O espaço foi cedido por um casal voluntário. No período de 1994 a meados de 1998, a Casa de Maria funcionou em outra casa também cedida, desta vez pela Paróquia São Pedro e São Paulo, na Vila Operária. Esta casa mais espaçosa permitiu que aproximadamente 100 atendimentos diários pudessem acontecer.

“No ano de 1998, a Casa de Maria transferiu-se para ampla e nova sede própria, com 1.419,42m2, no Jardim Europa, construída com recursos federais, doações de comunidades católicas da Alemanha e apoio da comunidade toledana”, recorda a gestora geral da entidade, Maria Inês B. Mânica. “O terreno foi doado pelo Município de Toledo e a escolha da localização foi estrategicamente pensada, sempre com a preocupação dos então dirigentes público e privado, de que a Casa de Maria estivesse inserida junto à população de baixa renda, para que se pudesse contribuir decisivamente com o desenvolvimento humano e social da população”.

O ACOLHER QUE CRESCE – Após a mudança para a nova sede no Jardim Europa, outras ampliações aconteceram; todas com o objetivo de melhor atender a demanda reprimida. Os terrenos dessas ampliações foram doados pelo Município de Toledo e as construções foram realizadas com recursos privados captados pela Casa de Maria e com recursos da Campanha Legal /Imposto de Renda.

Maria Inês pontua que da obra inicial de 1.419,42m² passou para 3.120,05m². Essa ampliação permitiu a construção de novas salas para atividades, lavanderia, almoxarifado, além das construções do Espaço Cultural Arlindo Paludo, do Espaço de Esporte, Lazer e Recreação, vestiários para a área esportiva e, mais recentemente, a construção do Bazar Beneficente, anexo a Casa de Maria – uma iniciativa que tem favorecido as famílias com roupas, calçados e demais artigos, a preços educativos.

O ACOLHER DIÁRIO – Com uma crescente história de dedicação e responsabilidade com a criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade social, o número de atendimentos tem aumentado sucessivamente ao longo dos anos.

Atualmente, a entidade presta 450 atendimentos diários, número máximo possível com o quadro de recursos humanos existentes.  A Casa de Maria é a entidade social de Toledo que atende o maior número de crianças e adolescentes no município e também é destaque na região oeste do Paraná.

“As famílias atendidas pela Casa de Maria são famílias de trabalhadores de baixa renda que residem no Jardim Europa e bairros adjacentes. Pelo diagnóstico social institucional, a maioria das famílias atendidas estão na faixa salarial de 1 a 2 salários mínimos familiar, nem sempre com emprego formal, consideradas famílias em situação de pobreza”, explica Maria Inês.

ACOLHER A FAMÍLIA – A Casa de Maria é uma organização aberta para também acolher as famílias. As famílias são convidadas para que participem ativamente do programa de desenvolvimento humano e social proposto pela Casa de Maria. Elas podem participar de várias atividades como atendimentos individuais, reuniões mensais, trabalhos em grupo, apresentações culturais, tardes da família, visitas domiciliares, entre outras.

“Compreende-se a importância da família para a criança, respeitando-se todos os tipos de famílias existentes. Aqui elas encontram acolhimento da forma em que se encontram e apoio de profissionais capacitados para os atendimentos e encaminhamentos de suas necessidades e anseios. O fortalecimento de vínculos familiares e a melhoria da funcionalidade familiar é sem dúvida, o grande objetivo a se atingir, paralelamente ao desenvolvimento saudável da criança e do adolescente”, declara.

TRINTA ANOS DE AGRADECIMENTO – Nesses 30 anos de atuação, a Casa de Maria em cada atendimento prestado promoveu o acolhimento necessário. São centenas de olhos, de mãos, de corações voltados a causa. Nesses 30 anos muitas histórias foram traçadas, e por que não dizer que muitos destinos foram mudados devido a oportunidade que a entidade proporcionou para aquela criança, para aquele adolescente, para aquela família.

“A direção da Casa de Maria agradece nestes 30 anos de contínuas atividades com crianças e adolescentes, a todos os parceiros e apoiadores de ontem e de hoje, em especial a prefeitura de Toledo, a Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família, ao Centro assistencial da Diocese de Toledo e as Paróquias Católicas da cidade e da Diocese pelo constante apoio financeiro, as empresas, cooperativas, grupos de serviço e pessoas físicas de nossa cidade, a imprensa sempre presente ao longo da história, motivando e divulgando os projetos e as ações beneficentes aqui desenvolvidas. Muito obrigada a todos, que de alguma maneira colaboraram para que até aqui chegássemos, beneficiando diretamente mais de oito mil crianças e adolescentes neste tempo. Que venham outros 30 anos e que a Casa de Maria continue firme em sua caminhada de proteção às crianças e aos adolescentes que tanto necessitam de amor, afeto e oportunidades concretas de desenvolvimento”, agradece Maria Inês.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

Deixe um comentário