Casa Parto: devido a pandemia nova estrutura ainda não pode ser inaugurada

4

A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – entidade mantenedora do Hospital Bom Jesus – conta com a Casa Parto. Contudo, a estrutura nem chegou a entrar em funcionamento para atender a finalidade proposta, pois com o início da pandemia, o espaço passou a ser usado como Unidade Covid-19, devido sua localização dentro do Hospital.

“A estrutura que foi reformada para instalação do Centro de Parto, estava com data de inauguração para o final de março de 2020, mês em que chegou a pandemia no país”, recorda a superintendente do Hospital Bom Jesus, Zulnei Bordin. “Com isso, houve a necessidade emergencial em disponibilizar a estrutura para utilização da unidade de internação e tratamento a patologia Covid-19 e assim não foi possível, até o momento, a transferência da unidade obstétrica para o novo espaço”.

A localização permite que os profissionais tenham um espaço adequado para higienização. A estrutura da Casa de Parto Normal serve como farmácia, copa, área de banho e vestuário para os profissionais. Ela permite uma trafegabilidade mais segura, além de facilitar os trabalhos dos profissionais que atuam na linha de frente ao combate da doença.

ESTRUTURA COMPLETA – Ao todo, o espaço conta são cinco leitos. Com essa estrutura, cinco pacientes podem ser internadas diariamente. Além disso, a equipe é composta por médico obstetra, enfermeira obstetra, técnico de enfermagem e pediatra.

Sem poder prestar os atendimentos as gestantes dentro do Centro de Parto Normal, os trabalhos seguem no ambulatório do Hospital Bom Jesus. Contudo, devido à pandemia foi preciso adotar novas medidas de segurança na tentativa de evitar o contágio das pacientes, com restrições ainda mais ríspidas nos casos de cesárea, pois, mais pessoas ao entrarem em contato com o centro cirúrgico mais aumentam as possibilidade de proliferação do vírus, devido ser um procedimento mais evasivo.

Quando o local estiver liberado, as pacientes dos 18 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde serão atendidas na estrutura. O espaço conta com uma estrutura completa para o parto natural humanizado e terá uma recepção exclusiva para as gestantes e acompanhantes. A Casa de Parto Normal deverá funcionar 24 horas.

“A nova estrutura do Centro do Parto é de suma importância para o Setor de Obstetrícia que possui alta demanda de atendimentos. A nova estrutura vai oferecer espaço físico maior com quartos individuais, área para caminhar e assim oferecer maior conforto as gestantes e a equipe de assistência”, relata Zulnei ao acrescentar que todos equipamentos e mobiliários da nova unidade já foram adquiridos.

ATENDIMENTOS HUMANIZADOS – O Centro de Parto Normal foi construído na antiga instalação da Clínica de Hemodiálise. Com a saída da empresa o espaço ficou livre. A estrutura foi reformada para atender as exigências previstas no projeto arquitetônico.

A tramitação para a implantação desse espaço teve início em 2017, mas foi em fevereiro de 2019 que as obras começaram. A estrutura foi concluída em janeiro deste ano. A equipe da Caixa Econômica Federal realizou a vistoria e liberou a obra em fevereiro. A previsão era que a Casa Parto fosse inaugurada no final do mês de março, contudo, devido a pandemia o evento foi adiado.

Enquanto eram feitas as adequações necessárias aconteciam atividades paralelas: foram desenvolvidos os trabalhos que envolvem os processos licitatórios, recursos, além da capacitação da equipe de profissionais, pois o trabalho técnico e humanizado também é fundamental para que as pacientes recebam atendimentos de qualidade.

“Torcemos muito para o término da pandemia. Havendo alta redução nos casos de internações da Covid-19, será possível o fechamento da Unidade e assim podermos transferir a Unidade Obstétrica para a nova área do Centro de Parto Normal para oferecer maior conforto as gestantes”, declara a superintendente do Hospital Bom Jesus.

Da Redação

TOLEDO