Casos crescem 79,01% em uma semana e Toledo mantém alerta para a dengue

0 6

O frio chegou, mas a população não pode baixar a guarda para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue cujas larvas resistem a baixas temperaturas por até um ano. Desde a segunda quinzena de abril Toledo vive uma epidemia da doença, situação que parece ainda estar longe de um fim: desde o início do ano epidemiológico vigente, em agosto de 2021, 2.277 moradores testaram positivo para a doença, sendo que 2.234 foram infectadas no próprio município (autóctone) e 77 fora do território deste (importado). 

Em relação ao total de casos, houve um crescimento de 79,01% em uma semana. De 12 a 18 de maio, houve confirmação da doença em 1.005 pacientes, o que representa um aumento de 120,88% em relação ao período anterior (5 a 11/5). 

De acordo com o boletim semanal divulgado nesta quarta-feira (18) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há ainda 647 exames aguardando resultado. Somando os casos confirmados, em análise e os 452 que já foram descartados, 3.376 pessoas com sintomas da doença procuraram os serviços de saúde durante o atual ano epidemiológico. Destas, uma desenvolveu o quadro mais grave da dengue e evoluiu a óbito.

No ranking das comunidades com o maior número de pessoas que testaram positivo para a doença causada pelo Aedes aegypti. As cinco primeiras posições ficaram com Panorama (270), Centro (240), Boa Esperança (162), Europa (148)  e Coopagro (143). 

O setor de Controle e Combate às Endemias, da SMS, tem trabalhado incansavelmente para conter a doença e conclama a população a redobrar as ações de combate ao Aedes aegypti de forma a impedir sua reprodução, o que não demanda muito esforço: uma vez por semana, é preciso fazer um “pente fino” no quintal e retirar a água acumulada em vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares. Outro ponto importante é permitir que os agentes de combate a endemias (ACEs) tenham o acesso aos imóveis facilitados a fim de poderem fazer o trabalho de vistoria e orientação dos moradores.

Para evitar quadros mais graves, quem estiver com sintomas típicos da doença – manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo e cansaço – deve procurar assistência médica imediatamente. Nunca é demais lembrar: a dengue mata e tudo que for possível para preveni-la deve ser feito!

Da Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário