Casos de Covid-19 fecham temporariamente agências bancárias em Toledo

O aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias entre funcionários de três agências bancárias de Toledo forçou o fechamento das unidades na última terça-feira (18). Em uma das agências o atendimento ao público só deve retornar na próxima semana.

O secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Toledo, Zelário Bremm, explica que nas duas agências foram seguidos os protocolos estabelecidos pelas instituições sobre o isolamento, testagem dos demais funcionários que tiveram contato e sanitização do local.

“Na agência do Bradesco são três funcionários confirmados e no Santander, dos nove colaboradores sete testaram positivo. Como a agência é menor a instituição decidiu cancelar o atendimento ao público até nova testagem dos servidores e liberação dos médicos. Os outros dois funcionários que testaram negativo vão atuar no abastecimento e processamento das máquinas de autoatendimento”.

ATENDIMENTO – Zelário espera que a agência do Santander possa retornar o atendimento ao público na próxima segunda-feira (24). No caso da agência do Bradesco, foi informado que os testes dos funcionários deram resultado negativo e a agência poderá abrir nesta quarta-feira (19).

Zelário lembra ainda que há cinco colaboradores afastados por conta da Covid-19 na agência do Banco do Brasil. “Como a instituição tem um número maior de funcionários, não foi preciso fechar a agência. O local passou por sanitização, os casos positivos estão em isolamento, aqueles que tiveram contato foram testados e a instituição aguarda o resultados dos exames. O atendimento ao público permanece”, salienta ao complementar que, até a tarde de terça-feira (18) não há informação de funcionários afastados por Covid-19 na Caixa Econômica Federal. Já na agência do Itaú, existe a informação de um funcionário que positivou mas que está em férias.

ORIENTAÇÃO – Para os clientes que procuram as agências para os atendimentos rotineiros como pagamentos de boletos, saques e outros serviços bancários, e encontram os locais fechados devido os casos de Covid-19, Zelário orienta para utilizar os caixas de autoatendimento e os aplicativos. Casos extremos que são necessários o auxílio de um funcionário das instituições são encaminhados para as cidades de Cascavel ou Assis Chateaubriand.

Ele reforça ainda que a população deve manter os cuidados para evitar a proliferação da Covid-19. “Não há estudos concretos das novas variantes.

Muitas pessoas são assintomáticas e podem estar transmitindo o vírus para outros. Para não ficarmos sem profissionais de saúde e sem leitos de hospitais, pedimos que a população evite sair de casa, reforce os cuidados e, principalmente, tome a vacina porque ela pode reduzir a taxa de complicação da doença”, pontua.

A Vigilância Epidemiológica do Município explica que contabiliza as notificações de Covid-19 diariamente. Como as informações dos casos positivos chegam de diversas farmácias, laboratórios e até mesmo do Sistema Único de Saúde (SUS), pode haver um atraso na contabilização dos dados por conta do aumento nos últimos dias. O departamento também realiza uma investigação nos locais com aumento de casos. Até a tarde da última terça-feira (18) não há registro de surto em ambientes de trabalho.

Da Redação

TOLEDO