Cavalgada, acendimento da chama crioula e tertúlia marcam abertura da Semana Farroupilha

15

[rl_gallery id="87844"]

“Mas não basta, pra ser livre, ser forte, aguerrido e bravo. Povo que não tem virtude acaba por ser escravo”. Com este trecho do hino do Rio Grande do Sul, a secretária de Cultura de Toledo abriu oficialmente, neste domingo (20), a 12ª Semana Farroupilha de Toledo. Pela manhã, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula recebeu a missa crioula, para marcar a fé dos tradicionalistas toledanos. A cavalgada, o acendimento do fogo simbólico, a chama crioula, e uma tertúlia marcaram o ato realizado no Parque Ecológico Diva Paim Barth. 

Com a presença dos CTG’s Chama Crioula, Estância da Liberdade e Província Gaúcha, além da Comitiva Marca de Casco e dos representantes do grupos da terceira idade Chama da Tradição e Querência Amada. Para o representante da Marca de Casco, o patrão Rodrigo Ganzer, a satisfação em conduzir a chama crioula foi uma felicidade. “Que possamos participar de muitos acontecimentos como esse”, agradecendo a equipe da Secretaria de Cultura pelo empenho. 

Pela primeira vez o Província Gaúcha, caçula entre os CTG’s de Toledo, participa da Semana Farroupilha. “É uma satisfação estarmos aqui. Mesmo que este ano, aconteça de forma mais singela, mas não menor”, disse o patrão Marcelo Moresco. Para o gaúcho, mesmo sem o tradicional galpão montado no cartão postal dos toledanos, o evento não perde em espírito e força. “Com certeza o espírito gaúcho que reina dentro da gente, vem muito forte. Que possamos nos confraternizar e comemorar esse espírito tradicionalista que vive e acende a cada ano nas nossas vidas”, disse Moresco.

Para a secretária de Cultura, a ausência da estrutura foi contornada. “Nesse ano o nosso galpão é Toledo, os mais diversos espaços do nosso município. Nós temos o galpão do Chama Crioula, do Estância [da Liberdade] e do Província [Gaúcha]. Sabíamos da dificuldade para a Prefeitura de Toledo, por conta da pandemia, mas acreditamos que era possível sim fazer e que era necessário”. Rosselane ainda agradeceu a presença dos patrões do CTG Chama Crioula, Vanderlei Hermes Noval, e do Estância da Liberdade, Alceu Becker, e do patrão do CTG Província Gaúcha, Marcelo Moresco e da família tradicionalista presente.

Rosselane ainda destacou o bicentenário da Anita Garibaldi e parabenizou todas as prendas representadas na figura da heroína que lutou na Revolução dos Farrapos. “Nossas palmas e respeito às mulheres tradicionalistas pela beleza, pela força, pela coragem de estarem junto aqui na Semana Farroupilha, meu respeito e, me desculpem aos patrões, mas eu tinha que fazer essa homenagem às prendas nesse momento. Sinto-me representada por vocês”, disse. 

Ao final, Vanderlei Noval, lembrou a importância de se comemorar o 20 de Setembro, Dia do Gaúcho. “Temperem suas carnes, acendam suas churrasqueiras e vamos comemorar esse dia com um ‘bagual’ de um churrasco. Semana Farroupilha é isso, sempre digo que o gaúcho que não pode ter uma comemoração durante esses dias está no lugar errado. Este é o ápice da tradição gaúcha e, em especial Toledo, a data é muito reverenciada”, concluiu.

Ações da segunda-feira

Durante todo o dia aconteceram atividades alusivas a Semana Farroupilha. Pela manhã, o Paço Municipal Alcides Donin recebeu apresentações. Escolas também visitaram o CTG Estância da Liberdade e Grupo Querência Amada. Também estão previstas intervenções culturais, cavalgada e concurso de xote.

Programação 

01 a 30 de Setembro

Exposição “Nossas Raízes” – Ana Probst

Local: Teatro Municipal de Toledo

Horário: 08h às 12h e 13h30 às 17h30.

Para visitas fora do horário, agendar através do telefone 3378-2528.

21/09 (TERÇA)

12h – Apresentação no Shopping

09h e 15h – Visitação de escolas ao CTG Província Gaúcha

18h40 – Carreata com saída do Parque Ecológico e destino o CTG Província Gaúcha

19h – Noite Cultural no CTG Província Gaúcha

20h – Concurso de Xote

22/09 (QUARTA)

12h – Apresentação no Restaurante Popular Panorama II

10h e 15h – Visitação de escolas ao CTG Chama Crioula

18h40 – Carreata com saída do Parque Ecológico e destino o CTG Chama Crioula com apresentações culturais)

19h – Noite Cultural no CTG Chama Crioula

20h – Concurso de Xote

23/09 (QUINTA)

12h – Apresentação no Restaurante Popular Paulista

16h – Apresentação Cultural no Certi Coopagro

19h30 – Tertúlia Música e Poesia – Ondy Helio Niederauer

24/09 (SEXTA)

12h – Apresentação no Restaurante Popular Coopagro

16h – Apresentação Cultural no Certi Pioneiro

19h30 – Tertúlia Música e Poesia – Teatro Municipal de Toledo

25/09 (SÁBADO)

06h – Café Campeiro no Yara

08h30 – Grenal de bombacha (masculino: mirim, juvenil e adulto; feminino: categoria única) no Yara

11h – Apresentação Cultural na Praça Willy Barth

16h – Cavalgada com a chama crioula, saída do Centro de Eventos e destino Parque Ecológico Diva Paim Barth. Após, a chama segue até o CTG Província

17h – Tertúlia e apresentações culturais no CTG Província

18h – Final Concurso de Xote

19h – Show de encerramento com o grupo Balanço Campeiro

Da Prefeitura de Toledo-PR