Central de Especialidades inicia agendamentos para procedimentos oftalmológicos

0

O Departamento de Atenção Especializada em Saúde de Toledo iniciou na quinta-feira (01) a segunda etapa de agendamento das cirurgias de catarata e pterígio. Ao todo serão 556 procedimentos de catarata e 215 de pterígio. Desde o início do ano, o setor atua com o intuito de zerar a fila de pacientes aptos às cirurgias oftalmológicas. Será o segundo mutirão nestes primeiros meses da atual gestão.

As pessoas com diagnóstico destes problemas passaram pelos procedimentos entre os dias 19 e 30 de julho conforme o trabalho realizado pela Central de Especialidades e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Ciscopar). De acordo com a diretora de Atenção Especializada, Kathelli Mayumi Hino do Nascimento, várias pessoas aguardavam as cirurgias. “Com o início dos mutirões de consultas, exames e procedimentos [abril aconteceu uma etapa de cirurgias] conseguimos diminuir consideravelmente o número de pacientes. Agora vamos dar continuidade a estes atendimentos”. 

Os agendamentos seguirão nos próximos dias e os pacientes devem buscar as guias de cirurgia e exames complementares na unidade básica de saúde (UBS) assim que os servidores municipais realizarem o contato telefônico avisando sobre a retirada. “Vale reforçar que as pessoas que trocaram seus telefones ou mudaram de endereço façam a atualização na UBS do seu bairro”, explica Kathelli.

A diretora ainda reforçou a parceria da Central de Especialidades com os servidores das unidades básicas. “Vale destacar o grande apoio que temos no processo de contato com os pacientes e entrega das guias de cirurgias, bem como nas demais orientações”.

Da Prefeitura de Toledo-PR