Centros da Juventude de Toledo realizam plantios de flores, chás e temperos

10

A Secretaria Municipal da Juventude, por meio dos Centros da Juventude (CJU), tem contribuído para as ações do Junho Verde, conjunto de eventos capitaneado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado no último dia 5. O CJU Mariana Luiza von Borstel, no Jardim Coopagro, criou, na manhã desta quinta-feira (17), uma pequena horta orgânica, onde foram cultivados chás e temperos bastante comuns no nosso dia: cidreira, camomila, manjericão, hortelã, alecrim, salsinha, boldo e coentro.

Na semana passada teve início, por parte da equipe que atua no CJU Márcio Antônio Bombardelli, no Jardim Europa, o plantio, em caixas de ovos, de sementes que se transformarão em mudas de flores que serão plantadas no encerramento da programação do Junho Verde, no dia 3 de julho, em ações que ocorrerão nos bairros Panorama e Tocantins. “A gente decidiu fazer uma ação que desse frutos posteriores. Tanto as flores quanto os chás e temperos são meios pelos quais podemos estar mais próximos dos jovens, ocupando o tempo deles de forma mais saudável, resgatando um contato com a terra que a geração atual não tem. Isso ainda não é possível em razão da pandemia, mas será importante esta experiência após passarem tanto tempo em isolamento social”, observa a diretora de Departamento de Apoio à Juventude, Beatriz Quincozes de Azevedo.

A coordenadora do CJU do Coopagro, Aline Back Turmina, observa que a horta orgânica é um projeto de longo prazo, com a intenção de futuramente abrir o espaço para a comunidade buscar chás e temperos quando precisar destes vegetais. “O que foi feito hoje é só o ponto de partida de algo muito maior. Quando a pandemia perder força e as nossas atividades puderem voltar ao normal, queremos, com o apoio dos jovens que atendemos, expandir esta horta e despertar neles essa vontade de conhecer melhor aquilo que for produzido nestes canteiros, pois hoje em dia tudo está muito industrializado e é importante que tenham este contato com a terra”, observa. 

Da Prefeitura de Toledo-PR