Centros da Juventude já se preparam para retomada de atividades presenciais

5

O retorno das atividades presenciais nos Centros da Juventude está próximo. Um passo nesta direção foi dado na manhã desta quinta-feira (22), com o treinamento sobre protocolos sanitários de combate à Covid-19 ministrado a colaboradores das duas unidades (Coopagro e Europa) por servidores do Serviço de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Toledo: o médico Joel Antonio Guardiano e o técnico João Paulo Boiko.

Na ocasião, eles ensinaram a aferir corretamente a temperatura corpórea, utilizar devidamente o álcool em gel, usar adequadamente os equipamentos de proteção individual (EPIs) e preparar os espaços de forma a manter o distanciamento mínimo de 2 metros, itens que constam no plano de contingência elaborado para esses espaços públicos retomarem gradativamente às atividades que eram oferecidas antes da pandemia. “Nós estamos desde o início do ano com atividades remotas acontecendo nos dois Centros da Juventude e, enquanto isso, nós já estávamos elaborando esse plano e comprando os materiais necessários para retornarmos com tudo! Nossa equipe já está toda vacinada com a primeira dose e, a partir disso, vamos voltando aos poucos, com algumas turmas de cada atividade”, explica a secretária da Juventude, Jennifer Teixeira.

Entre as atividades que retornarão em breve estão os jogos de mesa, futsal, vôlei, e outros esportes. No CJU Europa, também serão retomadas as aulas de natação e música, enquanto no Jardim Coopagro também será aberta a pista de skate. Nos dois centros, rodas de conversa e os atendimentos individualizados com psicólogos e educadores sociais também serão retomados.

Jennifer observa que a retomada das atividades presenciais no Centro da Juventude ocorrerá em clima de alegria e com algumas novidades. “Nossa equipe e os jovens com quem conversamos estão muito felizes com este retorno. Eles querem ocupar este espaço que é deles e nossa equipe os receberá com todo o carinho nesse retorno”, salienta. “Fizemos nos últimos dias alguns ajustes como a troca de diversas lâmpadas, correções na parte elétrica e na bomba da piscina, bem como intervimos na cobertura das estruturas do Centro da Juventude do Europa para impedir que as pombas se alojem ali, impedindo maiores problemas de higiene e saúde à comunidade que mora no entorno”, detalha.

Da Prefeitura de Toledo-PR