CIEE/PR celebra 30 anos de atuação em Toledo

Preocupados com o descompasso entre a formação profissional e a capacitação dos estudantes para ingressar no mercado de trabalho, um grupo de educadores e empresários fundou, em 14 de agosto de 1967, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), como entidade comprometida com a inserção e qualificação de jovens para o mundo do trabalho.

Desde então, mais de 1,5 milhão de estudantes passaram pelos programas ofertados pelo CIEE/PR, entre os quais estão o Programa de Estágio, Programa de Aprendizagem, Cursos Livres de Capacitação e Cidadania e Programas Sociais.

O CIEE/PR está presente em todo o Estado, com uma rede de 36 unidades operacionais. Possui dezenas de títulos municipais de Utilidade Pública, além de idêntico reconhecimento pelo governo estadual. Tem ainda registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente em mais de 100 municípios e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, em mais de 90 municípios.

ATUAÇÃO EM TOLEDO – Na cidade de Toledo, o CIEE/PR iniciou suas atividades em 21 de março de 1991 e desde então, já inseriu no mercado de trabalho milhares de estudantes de universidades e colégios do município. Atualmente são atendidos na região aproximadamente 250 jovens pelo Programa de Estágio e 110 jovens no Programa de Aprendizagem.

Diante da pandemia e das medidas restritivas para conter a disseminação do vírus, desde março de 2020 o CIEE/PR vem reforçando seus canais virtuais e suspendeu a realização de cursos de capacitação e programas sociais, ambos presenciais. Porém, entre 2019 e início de 2020, foram atendidas no município por intermédio desses programas aproximadamente 540 pessoas, em sua grande maioria estudantes da rede pública.

PARCERIAS DE SUCESSO – As oportunidades concedidas a adolescentes e jovens são possíveis graças a parcerias com empresas pública e privadas de Toledo e Região, como é o caso da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – entidade filantrópica.

“Contamos com o apoio do CIEE/PR há muitos anos e anualmente fornecemos experiências de inclusão aos novos e futuros jovens no mercado de trabalho, sempre buscando o melhor para o estudante” relata o coordenador do departamento de RH da Associação, Andrei Gustavo Poersch.

Segundo Andrei, sua própria trajetória profissional teve início por meio do Estágio, programa esse que continua abrindo portas na Instituição “Entrei no mercado de trabalho através do CIEE/PR, em 2011, como estagiário no setor de arquivos da Hoesp. Sempre busco novos talentos por meio desta parceria, que se demonstra cada vez mais importante por intermediar uma relação de confiança e credibilidade do estudante com o empregador. ”

Os casos de sucesso na Instituição não se limitam ao Programa de Estágio, como conta o auxiliar de Recursos Humanos, Victor Zamaro “Agradeço muito a oportunidade que tive de trabalhar como Jovem Aprendiz por meio do CIEE/PR. Se não tivesse recebido essa oportunidade eu não estaria onde estou hoje, atuando em uma grande indústria em minha área de conhecimento. Sou grato ao quadro de colaboradores e professores do CIEE/PR que sempre foram muito atenciosos e efetivos com relação a todos os serviços solicitados”.

A unidade do CIEE/PR em Toledo se localiza na R. Almirante Barroso, 3121, sala 03 – Edifício Miró – Centro. Mais informações relativas aos programas do CIEE/PR podem ser obtidas através do site: www.cieepr.org.br, pelos telefones: 0800 300 4300 e (45) 3252-0155 ou pelo e-mail: [email protected]

TOLEDO