Cinco médicos de Toledo homenageados pelos 50 anos de trabalho

33

O Conselho de Medicina do Paraná realiza em outubro a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, que em 2021 terá a sua 36ª edição a segunda no formato on-line em atenção aos cuidados sanitários em meio à pandemia. Com transmissão pelo canal YouTube, o evento deste ano será na manhã do dia 17, um domingo, tendo na programação a homenagem à memória das vítimas da Covid-19, a diplomação dos médicos que completam 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.

Ao todo, em 2021, são cinco os médicos com atuação em Toledo que integram o rol de 121 homenageados pelo Jubileu de Ouro e que servem de exemplo aos que ingressam na formação ou se iniciam na profissão. O grupo de toledanos inclui professores e pioneiros em suas especialidades. São eles os pediatras Gelson Leonardi e Mitishiro Kosako, ambos formados pela UFPR, e José Silva Tramujas, formado pela Católica do Paraná. E ainda os Drs. Milton Dresch, graduado pela Federal de Pelotas e especialista em oftalmologia, e Valdir Luiz Manica, formado pela UFPR e especialista em ginecologia e obstetrícia.

A premiação da Medalha de Lucas alcança este ano a pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho de mais de quatro décadas em defesa da infância saudável e da proteção das crianças em situação de risco. Dentre as suas muitas iniciativas está a fundação do Programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), hoje mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Curitiba) e que presta atenção interdisciplinar às vítimas de violência grave ou gravíssima. Criada em 1996, a comenda tinha sido conferida até hoje a outras 17 personalidades médicas. É inspirada no evangelista Lucas, padroeiro dos médicos e que tem sua data oficial em 18 de outubro.

O Paraná conta hoje com 31.447 médicos ativos, sendo que 356 têm Toledo como seu domicílio. Outros oito médicos de municípios vizinhos   Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Assis Chateaubriand – também recebem o diploma.

TOLEDO