Ciscopar: com os blocos 3 e 4 finalizados, processo para funcionamento está na etapa final

9

Encerra no dia 29 de agosto o término do convênio para a entrega das obras dos blocos 3 e 4 do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). A edificação já foi concluída. Após a vistoria da Caixa Econômica Federal, o prazo do convênio foi prorrogado devido a tramitação do processo. Com a conclusão das liberações de funcionamento emitidas pelas órgãos competentes, logo a estrutura deve ser inaugurada. “A prestação de contas já foi concluída”, cita o secretário executivo do Ciscopar, Rodrigo Furlam Marchezoni. “Também já fizemos o processo licitatório para a contratação da empresa que irá fazer a limpeza e organização do espaço”.

O Ciscopar é unidade referência nos atendimentos de especialidades para os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde. A entrega dos novos blocos irá permitir ampliação nos atendimentos, melhores condições de trabalho para os profissionais e melhorias na prestação dos serviços.

Em novembro do ano passado, foram retomadas as obras dos blocos 3 e 4 do Ciscopar. Os trabalhos estavam paralisados desde abril de 2020, devido algumas diligências encontradas no projeto – diante das mudanças previstas para o centro cirúrgico – essas alterações foram protocoladas na Caixa Econômica Federal, para aprovação e reprogramação, que após analisadas retornaram com diligências. Esse impasse fez com que as obras permaneçam paradas, pois necessitavam que os projetos estivessem aprovados pela agente financeiro, que é a Caixa, para dar continuidade nos serviços de construção.

MOBÍLIA E EQUIPAMENTOS – Com a estrutura pronta, o próximo passo – mediante a licitação – é a limpeza e organização dos blocos. Marchezoni explica que toda a mobília já está no local, contudo, faltam alguns itens, pois deu ‘deserto’ em alguns processes licitatórios.

“Em relação aos equipamentos que ainda estão faltando, em algumas conversas preliminares, o Governo do Estado sinalizou o aporte para a aquisição do que está faltando. Os setores estão fazendo um levantamento do que vai faltar para fazer novo processo licitatório”, pontua o secretário executivo.

CENTRO CIRÚRGICO – Em 2015, iniciou a construção do Centro Cirúrgico do Ciscopar. A previsão inicial era que até o segundo semestre de 2019 a estrutura estivesse finalizada. Porém em 2018, a equipe observou discrepâncias no projeto referente ao espaço do fluxo de esterilização dos centros cirúrgicos. Para resolver o problema, foi preciso readequar o projeto para atender as exigências legais. Na época da formatação do projeto, a forma proposta era algo legal e adequada. Contudo, no decorrer dos últimos anos foram determinadas outras medidas, dessa forma foi necessário promover a adequação do projeto básico arquitetônico, o qual foi corrigido.

Na parte do piso inferior do bloco 4 será implantado o Centro Cirúrgico. Esse espaço irá conter as salas e a equipe do Modelo de Atendimento as Condições Crônicas (Macc). Nesse espaço serão realizados procedimentos de média e alta complexidade ambulatorial como cirurgias de adenoides, hérnias e amigdalites, por exemplo, contudo, serão tratados casos que não geram internamento, pois, a unidade não é um hospital. Os procedimentos serão realizados de acordo com a demanda de cada município.

A parte administrativa ficará alocada no piso superior do bloco 4. Com salas adequadas, todo o setor ficará centralizado na sede. Atualmente, esses servidores estão em um espaço reduzido, localizado no centro do município de Toledo.

MAIS ATENDIMENTOS – O número de análises laboratoriais, dentro do novo espaço, também deve aumentar.  A meta é melhorar ainda mais os atendimentos prestados aos ostomizados e pacientes que precisam de cuidados especiais com feridas, pois a estrutura deverá contará com espaço adequado para tais procedimentos.

No bloco 3 ficará as instalações do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), laboratório clínico, parte do arquivo morto do Consórcio e oferta do atendimento aos ostomizados. Quando o novo espaço estiver em funcionamento passará a atender com mais cadeiras e com isso deverá quase dobrar o número de atendimentos. Além disso, existe a possibilidade de expandir o horário de expediente de acordo com o horário de funcionamento praticado na sede.

DESTAQUE – O Ciscopar é um consórcio que abrange um público superior a 400 mil pessoas. É considerado um dos maiores dentro do Paraná e serve de referência para outros consórcios no Estado e fora dele. As obras de ampliação do Ciscopar integram o programa estratégico para estruturação da Rede de Atenção Especializada e tem como componente a estruturação de Unidade de Atenção Especializada. Os blocos 3 e 4 possuem aproximadamente 3.200 m², é parte integrante dos 4.700 m² totais da Unidade.

Da Redação

TOLEDO