Clube de Ciências de Toledo entra para a lista TOP 10 no PIEC

15

Reconhecer e premiar os melhores projetos na aplicação dos conceitos e do método científico são objetivos do 1º Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (1º PIEC). O anúncio da premiação aconteceu neste mês e o Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre faz parte da lista TOP 10 e a orientadora do Clube Dioneia Schauren recebeu o prêmio Mestre Inspirador. O Colégio recebeu também os prêmios ‘Pomar Científico’ e como a instituição de ensino público com mais projetos inscritos.

O PIEC reconhece instituições que, independentemente, da complexidade de seus projetos estimula a prática científica entre seus estudantes, sem chance para a concorrência. O Colégio teve dez projetos inscritos e todos aceitos.

Com relação aos materiais para o laboratório, a orientadora do Clube de Ciências Dioneia Schauren relata que o Prêmio não específica o material. “Estamos felizes. Nosso laboratório conta com uma estrutura e muitos equipamentos foram adquiridos com o auxílio da comunidade. Além de vendermos espetinhos, sorvetes e tapiocas nas festas juninas. O recurso arrecadado era destinado para a aquisição de equipamentos para o laboratório. Cada aluno sabe o custo do equipamento e o quanto é necessário para conseguir um. Estamos muito felizes com o material que virá, independente do que for será muito bem-vindo”.

RESULTADOS – De acordo com a orientadora, ao iniciar o projeto no Colégio não imaginava o tamanho da proporção que chegaria. “Sempre quis fazer e ser a diferença na vida dos estudantes. Acredito que o papel de incentivar e de instigar os alunos é parte de ser educador. Não decidimos fazer isso, é algo que faz parte do que somos”.

Ao começar os trabalhos no Clube de Ciências, Dioneia relata que tinha a noção que caberia à ela mostrar o caminho e o direcionamento dos trabalhos. “Era o meu papel apresentar a cada estudante, onde a pesquisa poderia leva-lo. E é isso que busco fazer todos os dias. Mostro aos alunos as oportunidades e acredito que todos possam alcançar os seus sonhos e os seus objetivos”.

A professora também é realista com os participantes do Clube de Ciências. Segundo ela, a pesquisa ou os estudos possuem um amplo campo, porém os alunos não devem acreditar ‘que tudo vai cair do céu’. “Eles devem ‘correr atrás’, se esforçarem e, assim, poderão a cada dia estar mais perto de seus sonhos”.

DESAFIOS – Os obstáculos existem e os desafios são sempre complicados. Conforme a professora Dioneia, em alguns momentos, o grupo se vê tentado a desistir, porém a união de grupo supera a cada ‘pedra’ imposta no caminho. “Dizem que os obstáculos nos deixam mais fortes e nós usamos essa frase como motivação. Sempre que precisamos fazer algo para conseguir recursos ou superar limites tentamos fazer isso de uma forma que não seja uma obrigação, e sim, algo prazeroso”, destaca a orientadora do Clube.

Ela complementa que ao conversar com cada estudante revela que o obstáculo vai existir em qualquer lugar. “São recursos ou equipamentos que faltam, enfrentar os prazos, as limitações no espaço físico ou nas tecnologias… São questões que estarão presentes na vida deles e quanto antes aprenderem a resolver algumas situações, menor será a dificuldade”.

Os resultados do 1º Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico mostram que o Clube de Ciências está com o planejamento correto. “Estamos no caminho correto. Se existissem mais recursos para elaborar mais trabalhos, acredito que existiriam novas pesquisas e mais pessoas com resultados semelhantes”, enfatiza Dioneia.

Premiação

– Pomar científico: contemplou a escola com mais projetos inscritos para o prêmio;

– Mestre inspirador: premiou a orientadora Dionéia Schauren como a inspiradora dos projetos desenvolvidos;

– Instituição de ensino público: contemplou o Colégio por ser a instituição com mais projetos inscritos e a instituição vai receber materiais laboratoriais para o aprimoramento dos projetos.

Da Redação

TOLEDO