Clube de Ciências do Jardim Porto Alegre realiza ações com abelhas

30

As abelhas realizam um papel importante para o meio ambiente e para todos os seres humanos. Elas são as ‘rainhas’ da polinização e estão diretamente ligadas a produção de alimentos. Infelizmente, o ‘reinado’ pode estar sob ameaça, pois a mortalidade das abelhas aumenta a cada ano. Preocupados com essa situação, os integrantes do Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre vão promover ações de conscientização com os estudantes das redes de ensino Municipal e Estadual.

De acordo com a agente educacional e responsável pelas pesquisas do Clube de Ciências Dioneia Schauren, a ação é uma oportunidade para a conscientização sobre o trabalho essencial das abelhas para a vida humana, as quais estão com a sua preservação ameaçada. O projeto-piloto deve começar com os alunos da rede Municipal. Um protótipo foi instalado na sala de aula e o professor trabalhará a conscientização, a organização social e outros dados.

Dioneia explica que a principal função da abelha é a polinização. Ela é responsável pela polinização de aproximadamente 80% das culturas no Mundo. “Isso significa que sem as abelhas, a sociedade teria dificuldade em produzir alimentos”, afirma a professora ao recordar que a abelha também tem papel importante na manutenção do ecossistema.

CONHECIMENTO – As crianças precisam conhecer quem é a abelha na natureza e como o seu trabalho reflete no cotidiano do ser humano. Dioneia lembra que os estudantes plantaram, no começo da pandemia, flores. O principal objetivo era atrair borboleta e abelha. Na sequência, uma parceria foi formalizada com o Colégio e duas colmeias com abelhas sem ferrão foram adquiridas.

Desta maneira, as atividades com abelhas começaram com os estudantes do Clube de Ciências e, conforme a professora, o projeto será expandido para as turmas do Colégio e da Escola Municipal Alberto Santos Dumont. “Colmeias devem ser instaladas dentro das salas de aulas, porém existirá uma saída para o meio ambiente”.

Outro fator que possibilitou uma nova pesquisa é a mortalidade da abelha ocasionada (no caso) pelo fumacê, responsável por combater o mosquito transmissor da dengue. A professora explica que o fumacê passou no ano passado e várias abelhas morreram. Com isso, as colmeias passaram a ser fechadas. Dioneia comenta que uma estudante e integrante do Clube de Ciências teve a ideia de pesquisar meios para minimizar o efeito do inseticida na abelha.

O projeto também pretende mostrar a importância da polinização. “Quando nos referimos as abelhas, muitas pessoas somente pensam na espécie com ferrão, mas também existem várias espécies sem ferrão e são fundamentais para a polinização e o desenvolvimento de frutos. Algumas culturas já estão alugando colmeias de abelhas para fazer a polinização na fruticultura”, salienta Dioneia.

A princípio, a polinização é um processo simples. Em algumas espécies, ela somente acontece se tiver o agente polinizador, no caso, a abelha. “Nós temos outros animais que são agentes. Do contrário, as flores, as sementes e os frutos não são desenvolvidos”, enfatiza a professora ao destacar a importância do tema com os estudantes. “Nós precisamos ensinar as nossas crianças. Quanto mais cedo conscientizar essa criança melhor adulto se tornará”.


As flores foram plantadas para atrair abelhas e borboletas – Foto: Divulgação

Da Redação

TOLEDO