CMDAT vai ampliar discussões relacionadas ao agronegócio toledano

6

Na sexta-feira (01), foi realizado o ato de implantação do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio de Toledo (CMDAT). Instituído pela Lei Nº 2.348/2021, o órgão tem a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável do segmento rural, constituído pelos organismos, entidades e lideranças de produtores rurais e trabalhadores rurais de Toledo. 

Durante o evento, realizado no Auditório Acary de Oliveira, o prefeito Beto Lunitti ressaltou a importância do novo conselho e parabenizou os presentes pela participação. “Os conselhos representam a coletividade. Este em especial terá um papel importante no debate das ideias. Temos situações urgentes a serem discutidas, como a questão da sanidade animal, a questão hídrica e avançar nos projetos voltados às energias renováveis, geração de CO2 e produção de spirulina, entre outras tecnologias, com o intuito de ampliar as fontes de renda para o campo”, disse.

Na ocasião, também foi eleita a primeira diretoria. O primeiro presidente será o diretor de Desenvolvimento Agropecuário da Prefeitura de Toledo, João Luis Nogueira. A cadeira de vice ficou para a presidente da Associação Regional de Suinocultores do Oeste (Assuinoeste), Geni Potkova Bamberg, enquanto a secretária será a servidora municipal Karine Zachow. 

João Luiz lembrou que, em especial a partir de agora, as ações e decisões serão respaldadas também pelo CMDAT. “Todos terão participação no Conselho. Dentro dele teremos inicialmente as câmaras técnicas de Sanidade Animal e de Solos e Água. Aqui temos [no ato de implantação] muitas entidades representativas, ligadas diretamente ao campo, e a expertise de vocês vai ajudar a nortear nossos trabalhos. Nós precisamos ter o setor produtivo alinhado e este conselho foi constituído para discutir politicas de apoio e incentivo ao agronegócio”, frisou. 

Algumas sugestões, como a inclusão das universidades no Conselho, foram elencadas durante a primeira reunião. Também foi feito o pedido, pelo representante da Associação dos Engenheiros de Pesca, Jorge Vicente Pereira Neto, a indicação de um membro da entidade para a Câmara Técnica de Solos e Águas.

Da Prefeitura de Toledo-PR