Cofatol: Autoridades estaduais fazem repasse simbólico viabilizado pelo Programa Coopera Paraná

13

Durante o evento realizado na Cozinha Social, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, realizaram o repasse simbólico de veículos e equipamentos para Cooperativa dos Agricultores Familiares de Toledo (Cofatol). Em 2019, a cooperativa assinou o termo de fomento viabilizado pelo Programa Coopera Paraná.

A entidade elaborou o projeto e ficou entre as 140 cooperativas para o recebimento do auxílio. A Cofatol foi 11ª cooperativa que teve projeto aprovado. O valor do repasse foi de R$ 333.660,00. A parceria visa fortalecer a Cooperativa. Com o valor a Cofatol fez a aquisição de um caminhão com baú frigorífico, veículo furgão, equipamentos para acondicionamento dos produtos comercializados, de informática para gestão administrativa e comercial e a contratação de assistência técnica.

“Agradecemos o auxílio do governo do Estado, pois dessa forma é possível ajudar e fortalecer a agricultura familiar. Já inscrevemos outro projeto nesse novo edital e esperamos novamente sermos contemplados”, declarou o presidente da Cofatol, Elírio Cavaleri, ao citar que com os equipamentos adquiridos a Cooperativa consegue ampliar e agilizar a comercialização dos produtos, pois também vive um momento de dificuldades.

PROGRAMA COOPERA PARANÁ – A Cofatol foi contemplada na primeira etapa do Programa Coopera Paraná. Na ocasião, além de Toledo, outras cooperativas dos municípios de Quatro Pontes, Marechal Cândido Rondon, Terra Roxa e Entre Rios do Oeste também foram beneficiadas.

“Essa ação é importante”, salientou o vice-governador do Paraná, Darci Piana. “Implementado desde 2019 o Programa tem o sentido de cooperar com as pequenas cooperativas para que elas encontrem seu espaço e tenham mais eficiência. Com o Coopera Paraná vamos dar capitalidade e investimentos para isso; desde a roça até o produtor final, para que eficiência. A Cooperativa pediu auxílio no transporte e eles receberam os veículos”.

Piana comentou que os investimentos podem não ser elevados, mas seu alcance é fundamental para o trabalho das cooperativas e elevar aos pequenos. “Assim unimos o útil ao agradável e ajudamos quem mais precisa”, declarou ao enaltecer que o alimento produzido pela agricultura familiar está chegando até a mesa das famílias mais vulneráveis.

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, pontuou que Toledo a representatividade que o munícipio tem em nível estadual e nacional no setor da agricultura. Ele reforçou que os pequenos produtos também possuem importante papel na cadeia produtiva. “Com o Coopera Paraná a cooperativa que está nascendo pode contar com recursos”.

FORTALECER A AGRICULTURA – O secretário da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto, fortaleceu a importância da atuação de maneira conjunta. “Com o trabalho em parceria é possível ajudar a agricultura e também os mais vulneráveis. O caminho é a parceria, é firmar convênios que fomentam a agricultura familiar e as famílias mais vulneráveis”. O secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, também prestigiou a entrega simbólica.

Da Redação

TOLEDO