Com casos de Covid-19 em queda, PAM volta a atender casos clínicos gerais

11

Diante de um quadro de redução significativa de novos casos e de hospitalizações decorrentes da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Toledo, por meio do Departamento de Urgência e Emergência, está reorganizando  o atendimento de casos clínicos gerais no Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes, o mini-hospital da Pioneira. A unidade continua sendo referência para pacientes com sintomas de síndrome respiratória (tosse, febre, dor de garganta, entre outros), mas também receberá demanda espontânea de pessoas com mais de 13 anos.

Atendimentos clínicos graves, traumáticos, psiquiátricos e pediátricos continuarão sendo encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. José Ivo Alves da Rocha, na Vila Becker. Dessa maneira, a SMS organiza a Rede de Urgência e Emergência Municipal, pois havia um desequilíbrio de demanda entre as duas unidades: enquanto a média diária de pacientes que procuraram o PAM em novembro foi de 72, na UPA esta foi de 223,26, considerando somente aqueles com idade de 13 anos ou mais.

A ala “Observação 2” do PAM será reaberta e acomodará até 10 pacientes clínicos não respiratórios que necessitem de observação prolongada ou de transferência hospitalar. A UPA continuará responsável por procedimentos como suturas, retiradas de corpos estranhos, bem como por realizar curativos crônicos, aplicar vacinas antirrábica e dupla bacteriana (contra difteria e tétano após cortes com objetos pontiagudos) e administrar profilaxia pós-exposição (PEP) de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

A mudança nos fluxos de atendimento da PAM e da UPA foi implantada na última quarta-feira (15) e os detalhes constam em comunicado da SMS aos servidores da Rede de Urgência e Emergência Municipal. No documento constam ainda os protocolos que precisam ser adotados em situações excepcionais, sendo que, nestes casos, a decisão sobre o melhor encaminhamento dos pacientes ficará a cargo do médico plantonista.

Da Prefeitura de Toledo-PR