Com casos de Covid-19, em queda, Toledo reabre Farmácia Escola dia 3 de novembro

Em um cenário epidemiológico mais favorável quanto à Covid-19, Toledo está gradativamente retomando a normalidade no atendimento das estruturas da saúde municipal. Após várias Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) serem reabertas e a Central de Especialidades voltar ao endereço original, chegou a vez de a Farmácia Escola/Farmácia Especial e da Farmácia de Manipulação, anexas ao Centro de Saúde, localizado na esquina das ruas Almirante Tamandaré e Armando Luiz Arrosi, retomarem os atendimentos na próxima terça-feira (3).
O retorno terá duas novidades. A primeira é que a estrutura onde funcionam acaba de ser reformada; a segunda é que o atendimento terá seu horário ampliado das 7 horas às 18h30 (de segunda a sexta-feira) – antes as portas ficavam abertas das 7 horas às 17 horas.

ADEQUAÇÕES – Atualmente, enquanto a readequação não ficava pronta, o serviço da distribuição de medicamentos essenciais, psicotrópicos e do programa Paraná Sem Dor, bem como de alimentos especiais – era realizado das 7 horas às 17 horas na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Pancera.
Enquanto os serviços municipais de saúde ainda estiverem com dinâmica diferenciada em virtude da pandemia, haverá dispensação de medicamentos básicos e controlados na UBS da Coopagro (Avenida Ministro Cirne Lima, 3215) no horário entre 7 horas e 13 horas na primeira quinzena de novembro e das 7 horas às 18h30 a partir de 16 de novembro.

PROTOCOLO – A diretora da Assistência Farmacêutica, Adriane Monteiro Santana, destaca que um rígido protocolo sanitário será adotado para prevenir ao máximo a disseminação do novo coronavírus na estrutura da Farmácia Escola/Farmácia de Manipulação. “Serão adotados todos os cuidados necessários, a começar pelo uso obrigatório da máscara por todos, a ampla disponibilização de álcool em gel, organização das cadeiras e filas de espera com distanciamento entre as pessoas e todos os servidores usando os EPIs [equipamentos de proteção individual] necessários”, relata.

CASOS – Nesta quinta-feira (29), a Secretaria de Saúde de Toledo confirmou 25 recuperados e 13 novos casos. Até às 17 horas de hoje, 78 exames estavam em análise e 78 pacientes estavam ativos com a doença. Dos novos casos confirmados, cinco foram no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo três deles através de RT-PCR (um feminino e dois masculinos) e dois através de Testes Rápidos (um feminino e um masculino). No setor de Saúde Privada e Suplementar foram registrados oito novos casos, sendo três através de RT-PCR (um feminino e um masculino) e cinco através de Testes Rápidos (um feminino e quatro masculinos).

TAXAS – Com relação aos internados pela Covid-19, nesta quinta-feira, Toledo estava com 16 moradores internados em hospitais da região, sendo quatro em leitos de enfermaria e 12 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A soma das taxas de ocupação de UTI da 20ª Regional de Saúde de Toledo estava em 44,74% até às 10 horas de quinta-feira (29). Na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná, mantenedora Hospital Bom Jesus, a capacidade de leitos de UTI é 24 e 12 estavam ocupados hoje, totalizando 50%.
Em Assis Chateaubriand, na Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto, cinco pacientes estavam internados em leitos de UTI de uma capacidade de 14 leitos. Com isso, a taxa de ocupação nesta instituição hospitalar chegou a 35,71%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *