Com estoque baixo, Banco de Sangue necessita de mais doações

9

Junho já é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil e um dos motivos para o Ministério da Saúde realizar a Campanha Junho Vermelho. Além da proximidade das férias escolares que levam muitas famílias a viajar, há também um aumento de casos de infecções respiratórias por conta da queda das temperaturas. Com isso, as pessoas acabam se recolhendo mais em casa. Em um cenário de pandemia, a situação é mais agravante.

Muitos doadores assíduos acabam adiando a visita ao hemocentro o que compromete os estoques da unidade. A Campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo, atitude que salva vidas.

Na Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (UCT – Banco de Sangue), a assistente social do Banco de Sangue de Toledo, Melânia Aparecida Agustinha Marin conta que o estoque sempre está baixo, mas não há o risco de faltar sangue para o atendimento hospitalar. “Com a chegada do inverno as doações de sangue não podem parar, pois a necessidade continua grande e nada pode substituir o sangue”.

ATENDIMENTO – Desde o início da pandemia, a coleta no Banco de Sangue acontece por meio de agendamento. A medida tem como finalidade evitar aglomeração de pessoas no local e a garantia de atendimento no horário determinado. Além disso, todos os protocolos sanitários para evitar a proliferação da Covid-19 são cumpridos.

O agendamento deve ser feito pelos telefones (45) 3379 1993 ou (45) 3379 3752. Melânia reforça que a coleta é realizada somente nas terças, quintas e sextas-feiras. “Estamos tendo boa adesão, porém precisamos continuar contando com os doadores, pois a necessidade é diária. O frio chegou, mas a necessidade de sangue não diminuiu”, enfatiza a assistente social.

A coordenadora do Banco de Sangue Lídia Gonçalves explica que a Unidade realiza coleta de sangue em três dias da semana, porque, no momento, conta com dois médicos cedidos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste (Ciscopar) para a 20ª Regional de Saúde de Toledo. Pela atuação em outros locais, esses profissionais podem atender no Banco de Sangue somente nas terças, quintas e sextas-feiras. “Temos um médico que faz parte do grupo de risco e está afastado devido a pandemia. Ele já foi imunizado, no entanto, o Estado ainda não emitiu outro decreto para fazer a convocação desses profissionais afastados do grupo de risco. Por isso, não temos médico nos outros dias”, esclarece a coordenadora.

QUEM PODE DOAR

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; estar com peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Adolescentes desacompanhados com idades dentre 16 e 17 podem apresentar uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando. As pessoas com mais de 60 anos só podem doar se já o fizeram uma vez na vida. Os homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano e as mulheres a cada 90 dia, sendo até três vezes em um ano.

Da Redação

TOLEDO