Combate à Covid-19: Sociedade entrega bombas de infusão e equipos para o PAM

15

O Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital) recebeu, nesta quinta-feira (08), novos equipamentos para melhorar o atendimento aos pacientes com sintomas gripais. Em uma ação da sociedade civil organizada foram entregues mais seis bombas de infusão e equipos utilizados para administrar as medicações endovenosas. 

A iniciativa partiu de empresários que organizaram uma arrecadação entre pessoas físicas e jurídicas. “É um momento em que a comunidade precisa unir as forças para o combate a um mal que assolou o mundo. Todas as pessoas foram impactadas”, disse a coordenadora da ação Adriana Zanatta. O projeto envolveu aproximadamente quarenta doadores, com valores diversos. “Consultamos a Secretaria de Saúde sobre qual seria a melhor forma de empregar este recurso e a resposta foi a aquisição das bombas de infusão”.

Um paciente que necessita intubação depende de suporte medicamentoso contínuo e os equipamentos fazem esta função. “Eles mantêm o fluxo e dosagem estabilizados. Geralmente, um paciente que se encontra intubado necessita três ou quatro bombas normalmente, mas em alguns casos até mais”, explicou a secretária de Saúde Gabriela Kucharski, que é médica. Ela aponta ainda que em dias de pico no atendimento a pacientes graves, o município chegou a necessitar de mais de 30 aparelhos como este e recorreu a outras unidades de atendimento, como a UPA.

A entrega dos equipamentos foi realizada na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito e contou com a participação também do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e do prefeito Beto Lunitti. A dificuldade em adquirir equipamentos médico-hospitalares, insumos e medicamentos. “Existe uma escassez de tudo relacionado ao suporte à vida no mercado e quando conseguimos os preços são altos”, disse Beto.

Da Prefeitura de Toledo-PR