Comércio de Toledo está otimista com a promoção Black Friday

Antes do final do ano, o comércio espera faturar com a Black Friday. De tradição norte-americana, ele é comemorado na sexta-feira, após o feriado de ação de graças nos Estados Unidos. A data dos grandes descontos e das irresistíveis promoções também ganhou espaço em outros países e aqui no Brasil a Black Friday não se limita a apenas um dia.

Além das ofertas esperadas para o dia 27 de novembro, os lojistas têm antecipado as promoções e as facilidades para atrair os consumidores que estão mais cautelosos com a pandemia da Covid-19.

Por conta das medidas sanitárias para evitar o contágio, incluindo o distanciamento social, as típicas cenas desta data como as filas gigantes em frente às lojas, correria e até empurra-empurra para garantir os produtos com os melhores preços, não irão existir. Mesmo assim, as expectativas para as vendas nesta data são positivas.

VENDAS – O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) Claudenir Machado comenta que a data é um importante momento para alavancar as vendas no comércio local, sobretudo por conta dos descontos e dos preços atrativos que são praticados nesta época.

Apesar de não estar, oficialmente, no calendário de programação da entidade, a promoção Black Friday já conquistou lojistas e consumidores que aproveitam as facilidades dessa grande promoção. “A Black Friday tornou-se uma data importante para o comércio. Com a crise da pandemia, a expectativa para essa data é de recuperação com as vendas realizadas nas lojas físicas de Toledo”.

PLANEJAMENTO – Anteriormente, o empresário se programava para as vendas de final de ano com produtos, promoções e novidades somente para o período que antecedia o Natal e o Ano Novo. Com a popularização da Black Friday, Machado pontua que os empresários compreenderam que era necessário se planejarem para anteciparem as vendas de final de ano.

“A Black Friday é um momento para ser aproveitado. Antes o empresário fazia o estoque para o Natal, mas agora ele entende que consegue atrair os clientes para as compras antecipadas no final de novembro, por isso ele precisa se programar com seus fornecedores para ter opções e preços atrativos nesta época”, esclarece.

FACILIDADES – Apesar da Black Friday movimentar, em grande parte, o comércio eletrônico no Brasil, as lojas físicas também não perdem espaço no faturamento. As compras on-line podem ter suas vantagens como a praticidade de escolher, pagar e receber o produto sem sair de casa. Porém, as lojas físicas também utilizam diversos mecanismos para atrair e fidelizar o cliente. “Comprar na loja física tem a vantagem de retirar o produto na hora ou receber em casa mais rapidamente pelo sistema de teleentrega; é menos burocrático para fazer uma troca; o cliente pode conhecer de perto o produto que está comprando; e movimenta e fortalece o comércio local”, complementa.

INOVAÇÃO – E em tempos de pandemia, a palavra da vez para garantir boas vendas é inovação. Claudenir Machado explica que o empresário grande ou pequeno precisa entender os desafios do momento e buscar soluções e alternativas para atrair os clientes e garantir sucesso com a data que pode ser considerada como pré-Natal. “É preciso estudar quais as estratégias podem ser utilizadas no negócio, como garantir boas vendas e fidelizar o cliente”, concluir.

Da redação