Comércio, serviços e indústria impulsionam a economia de Toledo

23

A quinta edição do Boletim de Conjuntura Econômica de Toledo mostra uma expressiva retomada da economia do município em 2021. Os dados do número de franquias em atuação no município de Toledo revelam a busca por marcas consolidadas para atuarem no mercado local. Apesar da crise provocada pela Covid-19 e a recuperação lenta e gradual da economia brasileira, o Boletim aponta que, em Toledo, houve um aumento de 5% nas redes franquiadas e 8% nas unidades franquiadas, no comparativo do primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.

O segmento de alimentos foi o ‘carro-chefe’, cuja participação na economia local foi a 24,5%, representando uma variação de 30,8% em relação a 2020. Na sequência do ramo de alimentos, a área de serviços seguiu em alta. “Toledo é uma cidade que está crescendo bastante em infraestrutura quanto em população, e isso faz com que população busque mais serviços diversos e por conta do comércio local que começa a atender com uma demanda variada. Essa diversificação comercial em Toledo, seja por franquias ou negócios próprios é muito positiva, porque reflete a diversificação da população e o aumento do poder de consumo da população local”, explica um dos organizadores do Boletim Jandir Ferrera de Lima.

CRÉDITO – O documento mostra que as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontam que os consumidores estão voltando às compras e aos financiamentos no município de Toledo. No primeiro semestre de 2020 foram 156.957 consultas no total. Já no primeiro semestre de 2021 esse número se ampliou para 178.633, ou seja, um aumento de 13,81% em relação ao mesmo período de 2020.

O Boletim também traz que o volume de inclusões no SPC caiu entre 2020 e 2021. No primeiro semestre de 2020 foram feitas 14.734 inclusões, que caíram para 11.163 no segundo semestre. No primeiro semestre de 2021, as inclusões tiveram uma ligeira alta para 12.417. “Já as exclusões de inadimplentes do cadastro do SPC apresentaram redução, comparando o período de 2021 e 2020. Ou seja, o consumidor, apesar da retomada da economia toledana, ainda apresentou dificuldade em honrar o conjunto dos seus financiamentos”, cita o documento.

CONTRATAÇÃO – O mercado de trabalho de Toledo tem se demonstrado aquecido entre janeiro e maio de 2021, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A recuperação da indústria é o destaque apontado no Boletim de Conjuntura Econômica. Em Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Palotina, a indústria agroalimentar e nutrição animal seguem como geradores mais significativos de postos de trabalho. De modo geral, dos municípios selecionados, Cascavel e Toledo são os que mais empregam, tanto na indústria quanto no setor terciário.

Para Lima, a indústria é o ‘carro-chefe’ na economia de Toledo em especial para gerar valor adicionado. No entanto, o município não atende apenas o comércio local, mas o comércio microrregional. “Atualmente, os atacados instalados na cidade e algumas redes comerciais têm atraído consumidores de Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, São Pedro do Iguaçu, e assim por diante. Cada vez mais Toledo, além de atender a comunidade local, começa a ser um polo de comércio e serviço para outros municípios do entorno”, conclui.

Da Redação/TOLEDO