Comissão de Saúde, Seguridade Social e Cidadania promove audiência pública

O diálogo é fundamental na democracia e os membros da Comissão de Saúde, Seguridade Social e Cidadania, da Câmara de Vereadores de Toledo, vão buscar a interlocução entre os gestores, os seus colegas e a comunidade em geral que tenha interesse pela temática.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde, Seguridade Social e Cidadania Chumbinho Silva, os vereadores pretendem convidar os representantes dos segmentos da Saúde ou da Assistência Social para um diálogo. “O objetivo é entender como será realizado o trabalho de cada pasta na atual gestão”.

Com relação à Saúde, Chumbinho afirma que assuntos relacionados à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), dengue, Hospital Regional, os problemas entre outros, serão abordados pelos parlamentares da Comissão. “Nós queremos fazer uma interlocução com os responsáveis de cada setor e transmitir as informações para a comunidade quando estivermos na Tribuna”.

INFORMAÇÃO – Chumbinho explica que pretende buscar informações sobre os problemas relatados pela comunidade ou os gestores e também contribuir com possíveis soluções. “Nós pretendemos conhecer a reivindicação de cada cidadão, apresentá-la ao gestor e verificar uma solução”.

Os membros da Comissão devem se reunir no dia 23 de fevereiro. A secretária de Saúde Gabriela Kucharski está convidada para participar desse encontro. De acordo com o presidente da Comissão, ela deve apresentar algumas ações da pasta, como sanar dúvidas dos vereadores. “Assuntos relacionados aos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento Municipal (PAM) – Mini-hospital serão abordados. O nosso desejo é que cada problema na Saúde seja eliminado ou amenizado”.

Um dos problemas que deve ser buscado uma solução é para o paciente com fratura e que aguarda por atendimento na UPA por muitos dias. “Acredito que esse seja o gargalo da Unidade. Esse atendimento é responsabilidade de outros órgãos”, revela.

Chumbinho complementa que os vereadores também vão colaborar com sugestões. “Os vereadores tentarão ser os interlocutores entre a gestão e a população. Nós queremos eliminar ou amenizar os problemas existentes”, enfatiza o presidente da Comissão.

AUDIÊNCIA – Outro compromisso da Comissão será na última quinta-feira deste mês. No dia 25 acontece a audiência pública relativa à prestação de contas da Secretaria de Saúde de Toledo. A audiência é referente ao terceiro quadrimestre (setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020).

O encontro acontece no auditório e plenário Edílio Ferreira, no Edifício Vereador Guerino Antônio Viccari, sede da Câmara Municipal. A Comissão cumpre à determinação contida no artigo 36 da Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012 e Ofício n° 054/2021 – GAB, datado de 22 de janeiro de 2021, do gabinete do prefeito de Toledo.

Da Redação

TOLEDO