Comissão Regional de Enfrentamento a Violência Contra Criança e Adolescente realiza capacitação

Representantes dos Conselhos Tutelares de 18 municípios da área de abrangência da Comissão Regional de Enfrentamento a Violência Contra Criança e Adolescente participaram de uma Capacitação Regional de Conselheiros Tutelares – Módulo Assistência Social. O encontro ocorreu na quarta-feira (25) no auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen) de Toledo.

“O público alvo são os Conselheiros Tutelares de 24 municípios da região”, cita a presidente da Comissão de Enfrentamento a Violência Contra Criança e Adolescente da Regional de Toledo, Vanessa Sanches. “Esses encontros visam capacitar os conselheiros sobre a Política de Assistência Social e assim poder fortalecer o trabalho da rede de proteção”.

A programação envolveu palestras e oficinas. No período da manhã o tema abordado foi ‘A Política de Assistência Social’ com a o docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cristiane Konno. O segunda assunto trabalhado foi ‘Assistência Social e os Serviços Socioassistenciais’ que foram apresentados por representantes de Toledo, Guaíra e Jesuítas. “Optamos em escolher municípios de portes variados, ou seja, um de grande, um médio e um pequeno”, explica Vanessa.

Na no período da tarde, a palestra com o tema ‘Proteção especial e acolhimento institucional: os desafios e perspectivas’ foram abordados por assistentes sociais de Toledo e Assis Chateaubriand. Os conselheiros tutelares também participaram de oficinas.

“Dividimos por módulos as políticas. Já fizemos sobre a Saúde e Educação e hoje estamos falando sobre Assistência Social. Em julho falaremos sobre Segurança Pública e finalizaremos em setembro com o Judiciário”, explicou Vanessa ao reforçar que as capacitações são ações contínuas.

Da Redação

TOLEDO