Comter destaca ações realizadas na Agência do Trabalhador de Toledo

14

De janeiro a maio deste ano, a Agência do Trabalhador de Toledo facilitou a contratação de 773 pessoas nas empresas do município. O dado coloca a Agência em destaque na região Oeste na intermediação de vagas de trabalho, proporcionalmente a abertura de oportunidades de emprego. O número de trabalhadores colocados no mercado nos cinco primeiros meses do ano é superior a quantidade registrada durante os doze meses do ano passado que foi de 541 colocados.

Esses dados refletem as novas ações implantadas na Agência, como o processo de convocação através das busca ativa. “É a busca de um candidato específico com um perfil adequado para a vaga, o que proporciona mais assertividade no processo de colocação no mercado de trabalho”, explica o gerente da Agência e presidente do Conselho Rodrigo Souza ao enfatizar que das 135 vagas que passaram por esse processo, 124 foram preenchidas através do novo sistema. “É um sistema mais assertivo aumentando a possibilidade do candidato ser contratado pela empresa”.

Essas informações foram apresentadas na reunião ordinária do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Comter) e do Fundo Municipal do Trabalho (FMT) realizada na última terça-feira (29). Na ocasião também foi apresentado um balanço das atividades e ações da Agência do Trabalhador de Toledo entre os meses de janeiro e maio deste ano e o relatório das atividades do Grupo Temático que estuda o Plano Municipal do Trabalho, Emprego e Renda.

AÇÕES – Entre as ações realizadas no período foram destacadas a parceria com a Secretaria da Juventude e o Grupo Atacadista, recrutando mais de 800 candidatos para participarem do processo de seleção; organização da lista das cem maiores empresas de Toledo; criação do Whastapp da Agência para atendimento ao público; mutirão para recrutamento de mais de 550 candidatos.

Dentro este período também teve a criação do formulário online de abertura de vagas, criação do Grupo Temático de discussão do Plano Municipal do trabalho, emprego e renda; planejamento do layout e projetos da nova Agência do Trabalhador; o processo licitatório para a abertura de mais de 470 vagas em cursos em diversas áreas; a realização dos eventos Brainstorming, Bora lá, trabalhar, além da elaboração do currículo online.

“Essa ação tem sido uma referência para a região que estão aderindo a proposta. Ela é interessante porque o cidadão, ao elaborar o currículo, recebe por e-mail o arquivo digital que também pode ser impresso. Os dados ficam registrados na Agência que faz o encaminhamento para a vaga”, explica.

PLANO – Outro assunto apresentado na reunião do Conselho foi o relatório das atividades do Grupo Temático que estuda o Plano Municipal do Trabalho, Emprego e Renda. Souza comenta que já foram realizadas duas reuniões virtuais e também foram incluídas nesse processo de discussões mais membros da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), para a elaboração de um ‘diagnóstico’ do mercado de trabalho de Toledo. “A discussão do Plano terá como eixo três pilares: Tecnologia, Sustentabilidade (inclusão) e Inovação”.

Esse estudo vai avaliar os cenários internacional, nacional e local; das principais cadeias produtivas, como agronegócio, comércio e serviços; das principais geradoras e formadoras de mão de obra de Toledo e o destino da mão de obra; realizar programas locais de incentivos e projeto estratégico; potencial de desenvolvimento setor de comércio, indústria e serviços; identificar o gargalo de investimento de Toledo; qual o perfil da oferta de emprego de Toledo.

A partir desse estudo será elaborado o Plano Municipal do Trabalho, Emprego e Renda. A próxima reunião do Grupo Temático será no dia 6, via internet. “O Plano vai servir para pautar políticas públicas para a empregabilidade nos mesmos moldes do Plano Diretor”, finaliza o gerente da Agência e presidente do Conselho Rodrigo Souza.

Da Redação

TOLEDO