Comunidades aprovam modelo cívico-militar; ensino será contemplado em três colégios

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo recebeu do governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Júnior as indicações de oito colégios para receberem o modelo cívico-militar. Em votação pública, todos foram aprovados pelas comunidades. As votações iniciaram na última terça-feira (27) e deveriam ser encerradas na quarta-feira (28), porém foram estendidas até a noite de quinta-feira (29).

Para o município de Toledo, três colégios foram indicados: Novo Horizonte, no Jardim Coopagro; Antônio José Reis, no Jardim Belo Horizonte e Maracanã. Nos dois primeiros dias de votações, os Colégios Novo Horizonte e Antônio José Reis receberam a aprovação da comunidade. No Maracanã não houve quórum e a votação teve continuidade ontem. O dia foi marcado com mobilizações e expectativas. Ao final o anúncio aguardado por muitos familiares: o colégio também receberá esse modelo de ensino no próximo ano.

 

DEMOCRACIA – Segundo o diretor-chefe do NRE, José Carlos Guimarães, esse modelo de ensino era uma grande vontade da maioria da população de Toledo e região. “Desta maneira, o Núcleo terá oito escolas cívico-militar”.

Na oportunidade, Guimarães agradeceu a todas as pessoas que participaram, expressaram suas opiniões e contribuíram de forma democrática com o processo. “A partir deste momento, com as equipes dos Colégios faremos todos os encaminhamentos dos trâmites para a Secretaria de Estadual de Educação (Seed) e, assim, finalizarmos esse processo”.

Além de Toledo, dois Colégios em Guaíra; dois em Marechal Cândido Rondon e um em Palotina apresentaram coeficientes favoráveis e serão cívico-militares. No Paraná, o governador do Estado anunciou, na última segunda-feira (26), a implementação em 215 colégios estaduais de 117 municípios. O investimento direcionado a cerca de 219 mil alunos será de aproximadamente R$ 80 milhões. É o maior projeto do Brasil nessa área. A expectativa é começar o próximo ano letivo neste formato de ensino.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *