Conferência de Assistência Social discute propostas para enfrentar desigualdades

68

Com o intuito de propor e avaliar os avanços das políticas públicas para o setor, a Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram, nesta sexta-feira (13), a sua XIV Conferência Municipal. O evento aconteceu de forma virtual e contou com a participação de 129 pessoas, envolvendo população usuária, conselheiros e conselheiras, trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da rede governamental e não governamental e a população em geral.

A XIV Conferência teve como tema a ‘Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social’ e foi trabalhada a luz de cinco eixos pré-definidos. Na abertura, o prefeito Beto Lunitti reafirmou seu compromisso com as políticas públicas de assistência social e disse estar feliz em participar. “Promovemos de 2013 a 2016 muitos avanços e agora queremos dar continuidade. Sempre é tempo de começar ou recomeçar. Temos nossos compromissos com a população e por isso defendo que a economia precisa estar a serviço da vida”, reforça.

Beto aproveitou para citar projetos tratados com carinho pela gestão como o Cartão Mais Dignidade, o Projeto Conviver e demais projetos intersetoriais com o objetivo de atender as pessoas mais vulneráveis como o Passe Social e o Lote Social. “Temos um olhar para estas questões que envolvem o direito das pessoas, buscando avanços sempre. Confio no trabalho deste time da SMAS. Que este dia de trabalho possa propor ações. Estamos dispostos a implantar a casa de passagem [atendimento à população em situação de rua], a residência inclusiva, entre outras estruturas extremamente necessárias para acolher com dignidade”, frisou.

Em uma situação atípica devido à pandemia, toda a preparação para a Conferência foi realizada de forma remota, por meio de plataformas virtuais. “Mesmo assim, tivemos sete pré-conferências, com 153 participantes e hoje [na Conferência] 129. Foi um aprendizado e um desafio para a comissão organizadora, mas foi um sucesso. Alcançamos uma grande participação por ser um modelo remoto e o debate foi extremamente qualitativo e irá nortear o planejamento da política pública de assistência social”.

Solange ainda ressaltou que a conferência tem um papel central de avaliação. “É o momento de ver o que avançou, ou não evoluiu e porque não evoluiu. Além disso, analisamos o momento atual, as demandas e o indicativo do que precisa ser implementado e aprimorado na política de assistência social. É um momento bastante importante em uma perspetiva de avaliação e de planejamento”, concluiu.

Da Prefeitura de Toledo-PR