Consejuve cumpre agenda em Brasília e busca efetivar políticas públicas

28

Será que a sociedade está preparada para receber o jovem? Estimular o seu protagonismo é uma medida para enfrentar os desafios diários. Tarefas importantes para promover os direitos dessa parte da população são promover políticas públicas em todas as esferas de governo; criar ações com oportunidades para os jovens e valorizar a temática na sociedade. Integrantes do Conselho Privado de Juventude do Sul do Brasil (Consejuve) estão, nesta semana, em Brasília para tratar as pautas da juventude, entre eles, o toledano Michel Becker; ele que é diretor de empreendedorismo e relações internacionais do Conselho.

De acordo com o diretor Michel Becker, uma das agendas foi tratada na Secretaria Nacional da Juventude com a responsável Emilly Rayanne Coelho Silva. Ele revela que são muitos os projetos disponibilizados para a população entre 18 e 29 anos, porém eles não são utilizados nos Municípios.

No Estado do Paraná, apenas 1,89% do ID Jovem – considerado um pilar da Secretaria – está ativo ou os jovens o utilizam. Em Toledo, os dados mostram que existem aproximadamente 3.441 potenciais beneficiados e os IDs Jovens gerados são 642 e os ativos são 56. O índice de adesão ao Programa está em 1,63%. “Esse dado é considerado baixo, porém outras cidades do Brasil apresentam resultados menores, como 0,8% ou até 0. Percebemos que Secretaria da Juventude de Toledo tem trabalhado e efetivado ações na cidade”.

CAMINHOS – Para chegar até a juventude, Becker destaca a necessidade de respeitar a pluralidade, um dos objetivos do Conselho. Nos dias atuais, existem divergências na forma de pensar de cada jovem. Essa situação é observada pelo Consejuve em Toledo, no Paraná e até em outros países. “Como diretor de empreendedorismo, percebo que o Brasil tem potencial voltado para essa área, porém é preciso melhorar a forma de apoiar o jovem”.

Ele explica que com a participação da Secretaria Nacional no processo, o objetivo é potencializar e ampliar os índices, mesmo o Brasil apresentando índices superiores a outros países com relação ao modo de pensar ou aplicar as ações.

As políticas públicas voltadas para a juventude existem no Brasil e os projetos são muitos. Porém, conforme Becker, nem todas as Prefeituras oferecem meios pra que os Programas cheguem até esses jovens ou até mesmo não os aderem. “A informação é primordial no acesso a política pública. É importante que o Poder Público tenha uma adesão e fomente no Município ou no Estado. Em Toledo, a secretária tenta trazer novos projetos e é importante ter pessoas que pensem diretamente na Juventude”.

INFORMAÇÃO – O índice ao acesso ao ID Jovem é baixo, porque não existe a adesão ou a informação não chega até a juventude. O diretor ressalva que o jovem precisa transcender essas questões, pois a informação está na ‘palma da mão’. “O ID Jovem é um aplicativo. Ele oferece, por exemplo, desconto em passagem de ônibus interestadual entre outros benefícios”.

Mais do que efetivar políticas públicas, Becker pontua a necessidade de aproximar ou trazer esse jovem ao mercado de trabalho. “Como empresário, às vezes, esquecemos que já fomos jovens um dia e devemos dar oportunidades para quem está no começo de sua carreira”. Ele enfatiza que trata-se do ‘colocar debaixo do braço’ e dizer ‘vamos caminhar juntos’. “Nem todo o jovem possui abertura com a classe empresarial ou com a empresa e tem um grande problema em aprender. O jovem pode ter participado de um curso, entretanto, existe um pré conceito na adesão do próprio empresariado em aceitá-lo na empresa e ensiná-lo”.

O diretor finaliza ao citar que o Paraná assim como o Município de Toledo realizam bons trabalhos, no entanto, a informação precisa ser potencializada e ela precisa chegar de maneira mais clara à juventude. “Assim, ela poderá usufruir de todos os recursos disponíveis”.

Na última segunda-feira (10), o grupo participou de uma pauta com a Secretaria Nacional da Juventude; na terça-feira (11), reuniões foram realizadas no Ministério da Saúde para tratar a temática ‘Saúde e o Jovem’ e com parlamentares do Paraná e de outros Estados. Nesta quarta-feira (12), novos encontros estão marcados com deputados. A programação encerra nesta quinta-feira (13).

O Conselho

O Consejuve é o primeiro Conselho privado de juventude sem fins lucrativos do País, organizado de forma independente, voluntária e participativa. Foi fundado no ano de 2020, com sede estabelecida no município de Corbélia e, atualmente, encontra-se presente em 24 Estados e Distrito Federal, através de 148 membros.

Da Redação

TOLEDO