Conselho de Saúde realiza plenária para recompor membros

7

O Conselho Municipal de Saúde de Toledo (CMST) vai realizar a 1ª Plenária de Usuários do órgão. A resolução com as orientações e a programação está publicada no Diário Oficial de Toledo de ontem (20). Os membros do Conselho se reuniram de maneira extraordinária nesta semana para tratar o tema.

No documento, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Teomar Roque Jantsh revela que os conselheiros decidiram promover a Plenária devido a realização das Conferências Municipais de Saúde a cada quatro anos, a insuficiência de conselheiros neste momento e a garantia da paridade. Por isso, os membros foram favoráveis a Plenária.

A Plenária acontece no dia 23 de novembro, às 18 horas, no auditório da Prefeitura de Toledo e vai recompor dez conselheiros do segmento usuário na gestão 2020/2024.

De acordo com o documento, podem participar como membros da 1ª Plenária de Usuário do Conselho todos os representantes das entidades, órgãos ou instituições do segmento usuário interessadas na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) de Toledo. Contudo, o presidente orienta no documento que o cidadão não pode ter sido eleito na 15ª Conferência Municipal de Saúde como conselheiro para a gestão 2020/2024.

DELEGADOS – Farão parte da 1ª Plenária dos Usuários do CMST, na condição de delegados, representantes de entidades dos usuários. Ela será formada por 374 delegados, distribuídos da seguinte forma: usuários 187 delegados titulares e 187 delegados suplentes. O prazo máximo para a inscrição dos delegados expira, obrigatoriamente, às 16 horas do dia 18 de novembro.

PROGRAMAÇÃO – As atividades estão marcadas para iniciar às 18 horas do dia 23 de novembro. Confira o cronograma das atividades:

– 18h às 18h30 – Leitura do Regimento interno da 1ª Plenária de Usuários do Conselho Municipal de Saúde de Toledo;

– 18h30 às 18h45 – Apresentação do papel do conselheiro;

– 18h45 – Eleição dos dez conselheiros usuários suplentes para recompor o CMS Toledo Gestão 2020/2024;

– 19h – Homologação dos conselheiros;

– 19h15 – Encerramento.

Da Redação

TOLEDO