Conselho debate ações para controle da cigarrinha do milho

0 4

Membros do Conselho de Desenvolvimento do Agronegócio de Toledo (CMDAT) debateram algumas estratégias possíveis de ação para conter a disseminação da cigarrinha que tem atingido as áreas de milho. Uma das propostas é o desenvolvimento de uma campanha que precisa contar com a efetiva participação do agricultor.

Como a região é altamente dependente da produção de milho, a ideia é informar ao agricultor a importância de sua participação no processo de eliminação da tiguera, como são chamadas as plantas de milho voluntário que permanecem de uma safra para a outra. A única forma de fazer com que a infestação diminua, conforme a conclusão da reunião do CMDAT, é pela eliminação destas plantas, justamente a planta de milho que fica no campo e rebrota. “Essas plantas precisam ser eliminadas para o inseto não se proliferar e assim melhorar o controle, pois o que observamos é que cada ano que passa ocorre aumento da infestação e isso reduz a produtividade”, salienta o presidente do Conselho, João Luis Raimundo Nogueira, em reunião realizada na sede do Sindicato Rural de Toledo.

ESTIMATIVAS – A cigarrinha tem causado perdas nas lavouras de milho no Paraná. O Departamento de Economia Rural (Deral), conforme dados citados por João Luis, apresentava uma estimativa de produção de 16 milhões de toneladas de milho, mas revisou os números para algo próximo de 15,5 milhões de toneladas por influência do enfezamento causado pelo ataque da cigarrinha. “Isso reforça a necessidade de manejo no pós-colheita de milho”, complementa. A meta é evitar que aconteça a chamada ‘ponte’ entre as safras.

Além disso, é importante a atuação da área técnica das empresas e das cooperativas que atuam no trabalho de campo com o agricultor para esclarecer esse assunto.

Afinal, a região Oeste do Paraná precisa de milho. É a maior região produtora de suínos, aves e peixes, atividades que dependem do cereal que hoje é produzido na região, mas também adquirido de outras regiões do País e até do exterior.

TOLEDO

Deixe um comentário