Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove reunião na próxima semana em Toledo

1

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPCD) fará uma reunião ordinária no formato on-line na próxima quarta-feira (28), às 13h45. Essa será a primeira reunião do novo presidente do Conselho Junior Rasbolt. A pauta vai resgatar algumas ações que foram prejudicadas por conta da pandemia como a Conferência Municipal, a Reorganização das Associações e Institutos inscritos no Conselho, a reestruturação do Passe Social e Passe Livre, além da constituição de um Grupo de Trabalho para revisar a Lei do CMPCD e o Regimento Interno.

A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência estava prevista para acontecer no ano passado, mas com a pandemia da Covid-19 o evento foi cancelado. Rasbolt comenta que será discutido na reunião uma nova maneira de realizar o evento com a participação do público, com encontros presenciais ou apenas via on-line. “A ideia da Conferência é fazer um balanço das edições anteriores, das demandas que já foram atendidas e das que necessitam ser realizadas”, pontua.

Em relação ao Passe Livre e Passe Social, benefício concedido a pessoas com deficiência no transporte público, o presidente do Conselho salienta que há um debate em relação ao formato a ser implementado pelo Município, porém sem definições.

“Da conversa que tivemos com o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt é a segurança de que nada irá mudar para as pessoas com deficiência (Lei do Passe Livre, direitos e acesso ao benefício), mesmo que sob outro programa. Já o Passe Social atenderá as pessoas com limitações temporárias e que não dispõem de recursos para este custeio”, complementa Junior Rasbolt.

Outra pauta que será discutida na reunião ordinária está relacionada a reorganização das Associações e Institutos inscritos no Conselho. As entidades são: Apada, Apae, ADVT, ADFT, Atacar, Associação dos Ostomizados, Associação dos Autistas e o Sindicato dos Servidores Públicos de Toledo (SerToledo).

Rasbolt lembra que desde 2019 o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência enfrenta dificuldade em manter um espaço próprio. “Tínhamos um pequeno espaço para o arquivo e um computador já obsoleto. No ano passado perdemos este pequeno espaço e com o apoio da Promotoria do Dr. José Roberto Moreira, este ano tivemos uma reunião com a Administração e ficaram de apresentar um projeto para que tenhamos este espaço e, nisto entra esta reorganização com as Instituições, para que o Conselho possa num curto prazo, também constituir um Fundo Municipal da Pessoa com deficiência”, conclui.

Da Redação

TOLEDO