Coordenadora do Clube de Ciências do Jardim é finalista do Prêmio Professor Destaque

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Todos os anos, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) reconhece docentes empenhados na orientação e acompanhamento de estudantes que realizam projetos de ciências ou de engenharia que participam a feira. Dez docentes são finalistas do Prêmio Professor Destaque neste ano, entre eles estão Dioneia Schauren, ela que é coordenadora e orientadora do Clube de Ciências do Colégio Estadual do Jardim Porto Alegre.

O Prêmio Professor Destaque tem como objetivos reconhecer os esforços do professor na orientação e acompanhamento de estudantes que estão realizando projetos de ciências ou de engenharia; estimular outros professores a se envolverem em atividades voltadas à preparação e acompanhamento destes estudantes e construir uma base de compartilhamento de experiências comprovadas com professores de diferentes partes do país.

Dioneia explica que a comissão considera o desempenho do professor durante o percurso em que o projeto é desenvolvido. “Além disso, o desempenho de cada estudante na Febrace é levado em consideração para seleção. Agora entre os dez, eu preciso apresentar um histórico sobre o meu trabalho, quais eventos que os estudantes participaram e a diferença na vida das pessoas”.

PESQUISA – Os responsáveis pela avaliação vão observar também o desempenho dos estudantes na Feira. “Nós estamos com cinco trabalhos selecionados na Febrace, considerados bons e com relevância social. Vamos ver como eles vão se sair. Os alunos realizaram a primeira apresentação em janeiro e em fevereiro aconteceu a segunda rodada de apresentações”, afirma a professora.

Dioneia menciona que cada pesquisador desenvolve a ideia e cabe à ela moldar o projeto de acordo com as possibilidades em estrutura ou até mesmo financeira da instituição.

Ela complementa que a sua função, enquanto orientadora, é fazer com que o estudante consiga produzir, encontrar um problema e produzir uma solução ou hipótese de solução. “Assim conseguimos moldar para se tornar um projeto viável, tanto na elaboração, execução, apresentação e avaliação do trabalho”.

A coordenadora do Clube de Ciências enfatiza que existem muitas ferramentas padronizadas na pesquisa. “A minha função é fazer com que o estudante entenda e consiga colocar em prática a aprendizagem. Eu acompanho os resultados, colaboro na correção de cada trabalho, corrijo apresentações, oriento a apresentação, enfim. As oportunidades vem e se não tiver preparado elas podem passar”.

Novo podcast

O programa “Mentes criativas, soluções inovadoras”, lançado pela Febrace, terá duas séries de entrevistas. Uma delas, Mulheres na Ciência, traz relatos de meninas e professoras que trilharam carreiras de sucesso impulsionadas pela Ciência.

Episódio #5 – Dionéia Schauren

Dionéia foi idealizadora do Clube de Ciências, no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre. Agente educacional formada em ciências biológicas, com mestrado em agronomia e ciências ambientais, ela fomentou o pensamento científico e o gosto pela pesquisa entre as turmas do ensino básico. O resultado? Hoje, seus alunos – e, principalmente, as alunas – se destacam em feiras de ciências em todo o Brasil e até em outros países! Ouça no Apple Podcasts, Spotify ou na sua plataforma favorita!

Da Redação

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