Covid-19: casos aumentaram na última semana em Toledo e alta já preocupa

3

O Centro de Operações Emergenciais de Toledo (COE) apresentou na manhã de ontem (13) o resultado da análise da Semana Epidemiológica SE27/2021, entre os dias 04 e 10 de julho. Com tendência de alta no número de casos e mortes, pela quarta semana consecutiva, a Matriz de Risco utilizada classificou Toledo na Bandeira Vermelha, ou seja, alto risco para Covid-19.

Ao comparar com os últimos 14 dias, a SE/27/2021 apresentou uma redução de 8% na variação de óbitos (de 12 para 11); uma redução de 81% na variação de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); e a taxa de positividade também teve uma queda de 29,68%. A taxa de ocupação de leitos de UTI foi de 93,01% e a taxa de ocupação de leitos de enfermaria adulto foi de 54,39%.

Ao comparar os números com a Semana Epidemiológica SE26/2021, entre 27 de junho e 03 de julho, é possível perceber a tendência de alta nos casos, pois naquele período foram registrados 300 novos casos de Covid-19 e seis óbitos, enquanto na SE27/2021 houve um acréscimo de 37% no número de casos, passando para 411 e 84% no número de óbitos, evoluindo para 11.

AVALIAÇÃO – Os profissionais de saúde avaliam que, apesar da qualidade da atenção hospitalar ser melhor que no restante do estado, mesmo a taxa de ocupação de leitos ter diminuído, a maior razão é em função de óbitos do que de altas. Isso reforça a necessidade da população procurar manter os cuidados de distanciamento, uso de máscara e álcool 70%.

SINTOMAS – Os sintomas mais frequentes nos casos confirmados na rede pública durante a SE27/2021 foram tosse, seguido de cefaleia, coriza e febre, na sequência também foram registrados dor de garganta, mialgia e congestão nasal.

Percebeu-se que muitos pacientes sintomáticos respiratórios procuraram atendimento mais de uma vez nos últimos dias. Também constatou-se que a presença do vírus está cada vez mais presente em pessoas mais jovens.

A maioria dos casos registrados na SE27/2021 não informaram o endereço. Na sequência, as regiões onde foram constatados mais casos positivos foram na Vila Panorama, no interior do município, na Vila Pioneiro, no Coopagro e no Centro. Os integrantes do COE reforçaram a importância da vacinação, principalmente daqueles que estão no período de tomar a segunda dose. Só quando todos estiverem imunizados é que será possível minimizar de forma efetiva os efeitos da pandemia do coronavírus.

TOLEDO