Covid-19: cobertura vacinal em Toledo chega à incrível marca de 99,04%

2

Esta semana será lembrada por uma importante conquista na batalha de Toledo contra a Covid-19. Com as 73 primeiras doses do imunizante contra a doença aplicadas nesta quarta-feira (20), a cobertura vacinal da Capital Paranaense do Agronegócio atingiu a incrível marca de 99,04%.

Isso significa dizer que 120.329 dos 121.490 munícipes com 12 anos ou mais receberam ao menos uma dose da vacina – 115.975 unidades de D1 (Pfizer, AstraZeneca ou Coronavac) e 4.354 em etapa única (Jansen). “É um resultado excelente que se traduz em queda no número de casos, internações e óbitos. Percebemos que, com o avançar da vacinação, a pandemia tem, de fato, desacelerado em nosso município”, relata a secretária da Saúde, Gabriela Kucharski.

Levando em conta aqueles que já tomaram a segunda dose e aqueles que receberam o imunizante de uma vez só, 74.875 toledanos já completaram o esquema vacinal, o que representa 61,56% do população-alvo (51,72% de todos os  144.601 habitantes de Toledo). “Temos também uma ótima cobertura na D2, que é tão importante como a D1, pois só com ambas se pode tirar o máximo de proteção das vacinas que não são de dose única”, salienta. “Neste sentido, estamos trabalhando para facilitar o acesso das pessoas à segunda dose e começamos a descentralizar o processo. A exemplo do que já ocorre em relação às primeiras doses e às D3, começar a aplicar as D2 nas unidades de saúde de alguns bairros”, comenta.

A secretária anuncia que as pessoas com segunda dose agendadas até 9 de novembro já podem antecipar o recebimento do imunizante e recebê-las nas unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros Santa Clara, Europa, Panorama, São Francisco, Bressan e Pancera ou no Ginásio Hugo Zeni. “Consulte sempre  as redes sociais da prefeitura porque é através delas que divulgamos as informações oficiais a respeito de locais e horários das aplicações das vacinas”, recomenda. “Notamos que o quadro epidemiológico em relação à Covid-19 está melhor e isso se deve à colaboração das pessoas e ao avanço da campanha de imunização. Temos que seguir nos cuidando e colocando vacina no braço de quem precisa receber sua dose”, salienta Gabriela.