Covid-19: Eficiência da aplicação é resultado da soma de esforços de diversos setores

6

Toledo se destaca na dispensação das vacinas contra a Covid-19 no Paraná. Nesta semana, a Secretaria de Saúde ultrapassou as 30 mil aplicações, entre primeiras e segundas doses, para os trabalhadores da saúde, idosos e forças de segurança e salvamento. Para atingir este número expressivo, as equipes de vacinadores contam com o suporte de outros setores da administração pública, entre eles as Secretarias de Segurança e Trânsito (SMST), Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) e Esportes e Lazer (Smel).

Um dos departamentos mais acionados durante a vacinação é a Guarda Municipal. A necessidade de escolta, por orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), mobiliza diariamente diversos agentes da segurança municipal. “Desde o início da distribuição da vacina nos foi informada a necessidade de acompanhamento de forças de segurança para os locais de vacinação, bem como o transporte das doses. Em Toledo, a GM faz esse trabalho e se tornou uma grande parceira para o bom andamento dos trabalhos”, explicou a secretária de Saúde Gabriela Kucharski.

Os GM’s estão presentes nos pontos de vacinação na sede do município e também estiveram no interior. “Temos aproveitado o momento da pandemia, onde o prefeito Beto Lunitti entende ser melhor suspender a cobrança do EstaR, e estamos aproveitando este contingente para dar todo o suporte à Secretaria de Saúde”, comentou o secretário de Segurança Pública e Trânsito Arthur Almeida. Na última terça-feira (27), até o pastor belga Red Bull, integrante da K9/Canil Municipal, fez uma visita ao Ginásio de Esportes Hugo Zeni, um dos locais de dispensação da vacina e interagiu com o público.

Além da segurança, os locais para vacinação são pertencentes a outras secretarias, também parceiras na imunização dos toledanos. Os Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certi’s) pertencem à SMAS e cedeu, além da infraestrutura, servidores que auxiliam na organização e recebimentos dos pacientes. 

Outro ponto utilizado é o Ginásio de Esporte Hugo Zeni. “Nós entendemos a necessidade da Secretaria de Saúde neste momento. O Hugo Zeni é a casa do voleibol toledano, é preparado para isso, mas diante desta situação e do bem maior que é a saúde da nossa população, nós abrimos da utilização temporariamente”, explicou a secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, explicando que temporariamente os treinamentos das equipes de rendimento de voleibol estão acontecendo no Ginásio de Esportes Adenir José Massola, no Jardim Coopagro. Os demais locais seguem com a programação normal.

Da Prefeitura de Toledo-PR