Covid-19 faz mais uma vítima fatal em Toledo

Um homem, de 75 anos, morreu em decorrência de complicações da Covid-19 na tarde do último domingo (14), de acordo com os dados do Boletim Epidemiológico Coronavírus de Toledo fechado às 17 horas de segunda-feira (15). O paciente teve o diagnóstico confirmado para Covid-19 no dia 28 de janeiro deste ano por meio do exame de RT-PCR e estava internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desta maneira, o município de Toledo totaliza 127 óbitos por Covid-19.
A Secretaria de Saúde de Toledo também esclarece que há 442 casos em análise, 856 pacientes ativos e 39 recuperados. O município de Toledo encontra-se em bandeira amarela. “Contamos com a colaboração de todos, continuem o distanciamento social, uso de máscaras de maneira correta, e também, o uso do álcool em gel”.

CASOS – Na segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Toledo confirmou cinco novos casos da doença. Nesta data, a pasta teve acesso a um baixo número de resultados de exames. Do total, quatro novos casos foram registrados no Sistema Único de Saúde (SUS). Todos foram confirmados por meio de exames de RT-PCR (dois femininos e dois masculinos). No setor de Saúde Privada e Suplementar foi registrado um novo caso, o qual foi identificado através de exame de RT-PCR.
Quanto aos internados pela Covid-19, na segunda-feira, foram registrados o total de 39 moradores de Toledo internados em hospitais da região, sendo 20 em leitos de enfermaria e 19 em leitos de UTI.

TAXAS – A média das taxas de ocupação diária de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da 20ª Regional de Saúde de Toledo estava em 78,85 até às 12 horas de segunda-feira (15). Em Toledo, a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora Hospital Bom Jesus, possui a capacidade para atender 24 pacientes em leitos de UTI. Na segunda-feira, 21 pessoas estavam internadas; totalizando uma taxa de ocupação de 87,50%. Em Assis Chateaubriand, a Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto, possui capacidade total de 28 leitos de UTI e 20 estavam ocupados na segunda-feira. A taxa de ocupação chegou a 71,43%.

SINTOMAS – A Secretaria de Saúde de Toledo alerta que quem apresentar sintomas de gripe deve ligar para o telecorona. O telefone é (45) 3055-8872. O atendimento é de segunda a sexta das 8 horas às 18 horas ou vá ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) – Mini-hospital, que está aberto 24 horas e está localizado na Rua Dr. Ciro Fernandes do Lago, 315 – Vila Pioneiro.
Neste feriado facultativo – terça-feira (16) – a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cosmos atende normalmente das 7 horas às 19 horas, inclusive aos finais de semana.

Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria