Covid-19: Homem de 71 anos é a 78ª vítima fatal em Toledo

A Secretaria Municipal de Saúde registrou o 78º óbito pela Covid-19 em Toledo. Trata-se de um homem de 71 anos com diagnóstico positivo para o novo coronavírus (Sars-Cov-2) obtido por meio de exame RT-PCR realizado na quarta-feira passada (2). Na última sexta-feira (4), ele foi internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o seu quadro evoluiu para óbito na manhã de domingo (6).
De acordo com o Boletim Epidemiológico do Coronavírus fechado às 17 horas desta segunda-feira, 44 moradores de Toledo estavam internados em hospitais com diagnóstico da doença. Do total, 24 pessoas estavam em leitos de enfermaria e 20 em leitos de UTI. A soma das taxas de ocupação em leito de UTI na 20ª Regional de Saúde de Toledo voltou a subir. Até às 12 horas de segunda-feira, ela estava em 86,84%. Em Toledo, na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora Hospital Bom Jesus, a taxa de ocupação chegou a 91,67%. O hospital possui uma capacidade de 24 leitos de UTI e 22 pacientes estavam internados.
Em Assis Chateaubriand, na Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto, de uma capacidade de 14 leitos de UTI, 11 estavam com pacientes, totalizando uma taxa de 78,57%.

CASOS – Ainda na segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Toledo voltou a registrar a liberação, até o fechamento do boletim, de baixo número de resultados de exames de RT-PCR, coletados no Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, 17 novos casos foram confirmados com Covid-19, em Toledo com aumento no número de exames em análise (pessoas esperando o resultado dos mesmos).
No Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria registrou 14 casos confirmados através de RT-PCR (sete masculinos e sete femininos) e um caso confirmado através de Teste Rápido (feminino).
No setor de Saúde Privada e Suplementar são dois os novos casos, sendo que todos foram identificados através de Testes Rápidos (um feminino e um masculino). O Boletim ainda aponta que 396 exames estão em análise, 693 pacientes estão ativos com a doença e a recuperação de 20 pessoas.

RECOMENDAÇÃO – A administração enfatiza todas as recomendações para evitar o contágio pelo novo coronavírus: se puder, fique em casa e; caso seja preciso sair, use máscara do jeito certo (cobrindo toda a boca e todo o nariz); mantenha distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas e evite aglomerações. Além disso, várias vezes ao dia, higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria